Buscar

Mélvio, empresário renomado, possuía uma casa de campo, situada em região rural da cidade de Lucas do Rio Verde MT, onde costumava passar todos os ...

Mélvio, empresário renomado, possuía uma casa de campo, situada em região rural da cidade de Lucas do Rio Verde MT, onde costumava passar todos os finais de semana e as férias com a sua família. Todavia, pela necessidade, acabou contratando Tíbio para cuidar de algumas cabeças de gado destinadas à venda de carne e leite ao mercado da cidade. Tíbio trabalhava com pessoalidade e subordinação, características de uma relação de emprego, de segunda a sábado, das 9h às 21:30 hs, percebendo um salário mínimo mensal. Dispensado sem justa causa, resolveu ajuizar uma reclamação trabalhista em desfavor de Mélvio, pleiteando o pagamento de horas extraordinárias, de adicional noturno e dos respectivos reflexos nas verbas decorrentes da execução e da ruptura do contrato de trabalho. Mencionou ainda que não era observada pelo empregador a redução da hora noturna. Considerando as verbas que não foram efetivamente pagas pelo empregador, é correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


Tíbio terá direito ao pagamento de horas extras, mas não tem direito ao pagamento de adicional noturno.


Alternativa 2:


Tíbio tem direito tanto ao pagamento de horas extras por extrapolar 8 horas diárias, como de adicional noturno.


Alternativa 3:


A redução da hora noturna deveria ter sido observada pelo empregado no momento da relação de emprego.


Alternativa 4:


Tíbio não tem direito ao pagamento de horas extras e de adicional noturno, por se tratar, em verdade, de um empregado doméstico.


Alternativa 5:


Em verdade, a redução da hora noturna deveria ter sido observada tanto pelo empregado quanto pelo empregador no momento da relação de emprego.

Respostas

3 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a correta é a Alternativa 2: "Tíbio tem direito tanto ao pagamento de horas extras por extrapolar 8 horas diárias, como de adicional noturno." Isso porque, de acordo com a descrição do caso, Tíbio trabalhava das 9h às 21:30 hs, o que ultrapassa as 8 horas diárias, configurando horas extras, e também trabalhava no período noturno, o que dá direito ao adicional noturno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina