Logo Passei Direto
Buscar

Um bebê aos 5 meses de idade já deverá ser capaz de: Dar passos com apoio. Engatinhar. Manter-se sentado. Sustentar a cabeça. Caminhar só.

User badge image
Luciane Machado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Um bebê de 5 meses geralmente é capaz de sustentar a cabeça e, em alguns casos, pode começar a se manter sentado com apoio. No entanto, engatinhar e dar passos com apoio costumam ocorrer um pouco mais tarde, geralmente entre 6 a 10 meses. Caminhar sozinho geralmente acontece por volta de 12 meses ou mais. Portanto, aos 5 meses, o mais comum é que o bebê sustente a cabeça e comece a se sentar com apoio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as opções: A) Dar passos com apoio: Geralmente, bebês aos 5 meses ainda não têm força suficiente para dar passos com apoio. B) Engatinhar: Aos 5 meses, alguns bebês podem começar a engatinhar, mas não é uma habilidade esperada nessa idade. C) Manter-se sentado: Aos 5 meses, muitos bebês já conseguem manter-se sentados com apoio. D) Sustentar a cabeça: Aos 5 meses, a maioria dos bebês já consegue sustentar a cabeça sem problemas. E) Caminhar sozinho: Caminhar sozinho geralmente ocorre por volta de 12-15 meses, então aos 5 meses é muito cedo para essa habilidade. Portanto, a habilidade esperada para um bebê de 5 meses de idade é: Manter-se sentado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Relacione as colunas com relação aos conceitos de desenvolvimento humano:
I.Crescimento II.Maturação III.Desenvolvimento IV.Desenvolvimento psicossocial ( ) É o aumento do corpo, de ponto de vista físico. Ele pode ser aumento de estatura ou de peso. A unidade de medida dele vai ser o cm ou a grama. Os processos básicos dele: aumento de tamanho celular (chamado de hipertrofia) ou aumento do número das células (hiperplasia). ( ) É, de fato a integração do aspecto humano – o ser aprende a interagir e mover, respeitar as regras da sociedade, a rotina diária – praticamente, a criança vai seguir os passos que vão ter como finalidade a convivência com a sociedade cuja pertence ( ) É um ponto de visto holístico, integrante dos processos do crescimento e maturação, mas que junta a isto o impacto e o aprendizagem sobre cada evento, e, também, a integração psíquicos e sociais. ( ) é uma noção bem diferente – nesse caso, trata-se de organização progressiva das estruturas morfológicas. Aqui entra: crescimento e diferenciação celular, especialização dos aparelhos e sistemas.
IV, I, II e III
III, II, IV e I
I, II, III e IV
I, IV, III e II
II, I, IV e III

O crescimento é resultado de um complexo mecanismo celular que envolve basicamente três fenômenos diferentes.
Relacione cada fenômeno à sua descrição: (I) hiperplasia (II) hipertrofia (III) agregação ( ) Aumento da capacidade das substâncias intercelulares de agrupar as células. ( ) Aumento do número de células a partir da divisão celular; ( ) Aumento do tamanho das células a partir de suas elevações funcionais, particularmente com relação às proteínas e seus substratos;

Considerando as afirmacoes abaixo:
I.A puberdade é um período dinâmico do desenvolvimento marcado por rápidas alterações no tamanho e na composição corporal. II.A pré-adolescência compreende o período de aproximadamente dos 11 aos 18 anos de idade III.Um dos principais fenômenos da puberdade é o pico de crescimento em estatura, acompanhado da maturação biológica (amadurecimento) dos órgãos sexuais e das funções musculares (metabólicas). IV.Durante a puberdade, ocorrem importantes alterações na composição corporal, as quais apresentam importantes diferenças entre os gêneros. São verdadeiras apenas:
I e IV
I, III e IV
I e III
I, II e IV
I, II e III

A educação psicomotora na primeira infância visa: I.Compreender a criança em sua evolução psicogenética. II.Trabalhar a criança a partir da ação e da criação, objetivando a vivência corporal em relação aos objetos. III.Ensinar um repertório de conhecimentos indispensáveis para a vida adulta. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Desde os primórdios existem necessidades relacionadas à representação do corpo e dos desenhos no corpo (definitivo ou provisório), como uma forma de linguagem, que reflete o comportamento humano no seu tempo histórico.
De acordo com Levin (2003, p. 22) o corpo segundo o enfoque psicomotor é constituído por três dimensões de funcionamento. Aponte a alternativa correta que indica as três dimensões do conceito.
Cognitiva, Corporal e Tônico-emocional.
Emocional, Cognitiva e Tônico-corporal.
Instrumental, Cognitiva e Tônico-emocional.
Instrumental, Cognitiva e Tônico-corporal.
Intelectual, corporal e espiritual.

Os testes e avaliações psicomotoras podem identificar problemas em menor ou maior grau decorrentes de causas variadas.
Quais desses problemas é possível identificar através dos testes e avaliações? I.Debilidade intelectual II.Problemática emocional III.Retardos de maturação IV.Desarmonias tônico-motoras Marque a alternativa correta:
Nenhuma.
Apenas II e III.
Apenas I e IV.
Apenas I e II.
Todas.

Uma criança de 5 anos que apresente uma sensação dolorosa recorrente e que em exames clínicos e laboratoriais nada foi detectado, pode estar apresentando:
Dor do crescimento
Nanismo
Déficit motor
Sobrecarga da estrutura óssea
Desarmonias tônico-motoras

Analise o caso a seguir: Joana uma criança que acaba de completar 4 anos de idade possui apenas 70cm de altura. Sua mãe possui 1,53m e seu pai 1,70m. Considerado que é considerado uma das causas mais prevalentes da baixa estatura grave, é provável tratar-se de um caso:
Familiar, não necessitando de exames complementares.
Normal, precisando somente tranquilizar os pais sobre a prevista evolução da criança.
Nenhuma das alternativas.
De nanismo uma doença que impede o crescimento e o desenvolvimento durante a infância e a adolescência.
De falta de exercícios para estimular o crescimento da criança.

Mais conteúdos dessa disciplina