Buscar

O que causa o desvio do comportamento ideal a altas pressões e baixas temperaturas? A altas pressões, as moléculas dos gases são forçadas a se apr...

O que causa o desvio do comportamento ideal a altas pressões e baixas temperaturas?

A altas pressões, as moléculas dos gases são forçadas a se aproximarem umas das outras, e sob estas condições há pouco espaço vazio no gás. O volume ocupado pelas moléculas sob estas condições não é desprezível em comparação com o volume do gás total. Além disso, a aproximação das moléculas tende a produzir forças intermoleculares que não são insignificantes.
A altas temperaturas, as moléculas movem-se tão rapidamente que o intervalo de tempo no qual elas permanecem próximas é relativamente curto e o efeito das forças intermoleculares tende a ser pequeno. A baixas temperaturas, porém, as moléculas movimentam-se mais vagarosamente, e as atrações intermoleculares são significativas. De fato, a temperaturas suficientemente baixas, as atrações tomam-se bastante fortes para manter as moléculas próximas, e o gás condensa-se.

Essa pergunta também está no material:

Química Geral I - Russel, Vol 1_compressed
614 pág.

Química Geral I Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O desvio do comportamento ideal a altas pressões e baixas temperaturas ocorre devido à aproximação das moléculas dos gases sob altas pressões, o que leva a forças intermoleculares significativas. Já a baixas temperaturas, as moléculas movem-se mais lentamente, aumentando a influência das forças intermoleculares, podendo levar à condensação do gás.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina