Buscar

Luísa, uma menina de 4 meses, chegou acompanhada da sua mãe para uma consulta de puericultura. A criança nasceu a termo, com 38 semanas de gestaçã...

  1. Luísa, uma menina de 4 meses, chegou acompanhada da sua mãe para uma consulta de puericultura. A criança nasceu a termo, com 38 semanas de gestação, pesando 3,3 kg. A mãe relata que irá retornar ao trabalho após sua licença maternidade e precisará interromper o Aleitamento Materno Exclusivo (AME) e introduzir a alimentação a sua filha. Sem maiores queixas, relata que a criança é ativa, tem um bom padrão de sono e parece saudável.

a. Quais as orientações você como enfermeiro(a) deverá oferecer sobre os relatos da mãe de Luísa?

b. Quais as estratégias para que Luísa continue em Aleitamento Materno Exclusivo (AME)?

c. Ao examinar Luísa, durante a consulta de crescimento e desenvolvimento, quais os principais pontos a serem observados?



Respostas

9 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos lá: a) Como enfermeiro(a), você deve oferecer orientações à mãe de Luísa sobre a importância de manter um ambiente tranquilo e acolhedor para a criança, incentivar a amamentação sempre que possível, orientar sobre a introdução gradual de novos alimentos de forma adequada à idade da criança, e fornecer suporte emocional à mãe durante esse período de transição. b) Para que Luísa continue em Aleitamento Materno Exclusivo (AME), é importante orientar a mãe sobre a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida da criança, incentivar a livre demanda de mamadas, orientar sobre a correta posição e pega durante a amamentação, e oferecer suporte e acompanhamento para eventuais dificuldades que possam surgir. c) Durante o exame de Luísa, na consulta de crescimento e desenvolvimento, é importante observar o peso, altura e circunferência cefálica da criança para avaliar seu crescimento, verificar marcos do desenvolvimento motor, cognitivo e social esperados para a idade, avaliar a interação da criança com o ambiente e com a mãe, e estar atento a possíveis sinais de alerta de problemas de saúde ou desenvolvimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina