Buscar

De acordo com o art. 1º da Lei 9.492/97, protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a impontualidade, inadimplência e o descumprimento de ...

De acordo com o art. 1º da Lei 9.492/97, protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a impontualidade, inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida. O Ciclo do Protesto se inicia quando o credor apresenta o título de crédito ou o documento de dívida em Cartório. Os títulos ou documentos de dívida passam por um rigoroso processo de análise e conferência de seus requisitos formais verificando a possibilidade ou não do protesto. Caso o título ou documento de dívida apresente algum vício ou irregularidade, este volta para o credor para o cumprimento das exigências. Se o título atender todos os requisitos formais dá-se prosseguimento ao protesto.

Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas sobre o protesto:

I. O protesto é obrigatório contra o devedor principal para que se possa entrar na justiça, mas não é necessário contra coobrigados como sacador, endossantes e seus avalistas.

II. O protesto deve ser realizado no lugar onde a obrigação deve ser satisfeita, encaminhando-se o título a um cartório chamado Tabelionato, que notificará o devedor sobre o protesto.

III. O protesto é um ato formal extrajudicial que tem por objetivo tornar público que o título foi apresentado para aceite ou pagamento sem que o devedor ou aceitante tenha tomado essa providência.

IV. O devedor ou coobrigado tem três dias, a contar da notificação, para pagar ou sustar o protesto judicialmente, podendo a sustação ser feita mediante comprovação de motivos válidos, como a invalidade do título.

É correto o que se afirma em:

A) II, III e IV, apenas.

B) III e IV, apenas.

C) II e IV, apenas.

D) I, II, III e IV.

E) I, apenas.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas sobre o protesto com base no texto e nos conhecimentos sobre o assunto: I. O protesto é obrigatório contra o devedor principal para que se possa entrar na justiça, mas não é necessário contra coobrigados como sacador, endossantes e seus avalistas. II. O protesto deve ser realizado no lugar onde a obrigação deve ser satisfeita, encaminhando-se o título a um cartório chamado Tabelionato, que notificará o devedor sobre o protesto. III. O protesto é um ato formal extrajudicial que tem por objetivo tornar público que o título foi apresentado para aceite ou pagamento sem que o devedor ou aceitante tenha tomado essa providência. IV. O devedor ou coobrigado tem três dias, a contar da notificação, para pagar ou sustar o protesto judicialmente, podendo a sustação ser feita mediante comprovação de motivos válidos, como a invalidade do título. A alternativa correta é: A) II, III e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando