Buscar

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: A I, II e III, apenas. B III e IV, apenas. C I e IV, apenas. D II e III, apenas. As cri...

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A I, II e III, apenas.

B III e IV, apenas.

C I e IV, apenas.

D II e III, apenas.

As crianças, adolescentes e jovens são consideradas prioridade nas políticas públicas, de acordo com a legislação brasileira, tendo o Sistema Único de Saúde (SUS) o compromisso de garantir seus direitos à vida e à saúde por meio da Rede de Atenção à Saúde (RAS). O Estado tem a responsabilidade de estabelecer políticas, planos e programas para a primeira infância, visando seu desenvolvimento integral. Portanto, é crucial a existência de legislação que oriente a estruturação, composição e financiamento dos serviços de saúde. A importância da saúde infantil reside no fato de que a taxa de mortalidade infantil é um indicador sensível do desenvolvimento de um país, refletindo suas prioridades em termos de saúde, educação, moradia, alimentação, segurança, entre outros, e é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Apesar dos progressos nas últimas décadas, com melhorias nas taxas de mortalidade infantil, ajustes nas políticas públicas e o surgimento de diretrizes, ainda há muito a ser feito.
I. A legislação brasileira diz que o foco principal das políticas públicas é a população adulta, e o Sistema Único de Saúde (SUS) tem o papel de garantir seus direitos à vida e saúde por meio da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
II. A taxa de mortalidade infantil não é um indicador sensível do desenvolvimento de um país, não refletindo suas prioridades em termos de saúde, educação, moradia, alimentação, segurança, entre outros.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são falsas.