Nesse poema aparece expressa a seguinte oposição fundamental: a) vida versus morte. b) realidade versus ficção. c) presença versus ausência. d) dia versus noite. e) liberdade versus prisão.
As relações ecológicas que estão descritas nos itens acima são classificadas, respectivamente, como: a) Sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo. b) Mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia. c) Comensalismo, sociedade, predatismo e colônia. d) Mutualismo, colônia, canibalismo e sociedade. e) Protocooperação, colônia, predatismo e sociedade.
Quais estão corretas? I - Quando uma comunidade atinge o estágio clímax, a teia alimentar torna-se mais complexa. II - A composição das espécies tende a permanecer constante ao longo da sucessão. III - Os diferentes organismos dos estágios serais ocasionam modificações nas condições ambientais locais. a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
A relação P/R (P = produção primária bruta e R = respiração) da comunidade é, provavelmente:
a) igual a 1 em ambos os ecossistemas; b) menor que 1 em ambos os ecossistemas; c) maior que 1 em ambos os ecossistemas; d) menor e maior que 1 em (I) e (II), respectivamente; e) maior e menor que 1 em (I) e (II), respectivamente.
Vários eventos caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecologia. Assinale a alternativa que contém o conjunto correto desses eventos.
a) Modificações no microclima de uma comunidade em sucessão causam diminuição da diversidade biológica a aumento da biomassa. b) O aumento da biodiversidade biológica de uma comunidade em sucessão leva ao aumento da biomassa e, à medida que as novas comunidades se sucedem, ocorrem modificações no microclima. c) O aumento da biomassa da comunidade em sucessão leva ao aumento da diversidade biológica e à estabilização do microclima. d) O aumento da diversidade biológica causa modificações no microclima de uma comunidade em sucessão, o que determina a diminuição da sua biomassa. e) A estabilização do microclima e da biomassa determina o aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão.