Buscar

Gestante de 40 semanas deu entrada na maternidade em trabalho de parto. Seu VDRL realizado no pré-parto teve resultado “não reagente”. Na 25ª seman...

Gestante de 40 semanas deu entrada na maternidade em trabalho de parto. Seu VDRL realizado no pré-parto teve resultado “não reagente”. Na 25ª semana gestacional foi submetida ao tratatamento com penicilina benzatina, pois seu VDRL teve resultado “reagente”, com titulação 1:16. O parceiro da mãe não foi tratado porque ele referia “alergia a penicilina”. O recém-nascido nasceu saudável e sem sinais de infecção e seu VDRL no sangue periférico mostrou resultado “não reagente”. Qual é a alternativa que descreve o estado clínico e a conduta para o recém-nascido?
A Portador de sífilis congênita. Utilizar ceftriaxona devido à possibilidade de alergia à penicilina no recém-nascido.
B Não haveria necessidade de investigação sorológica no RN, pois a sorologia da mãe resultou “não reagente”.
C Portador de sífilis congênita. Utilizar penicilina cristalina.
D A negatividade sorológica do recém-nascido não exclui a infecção. É necessário repetir as sorologias após o terceiro mês pela possibilidade de positivação tardia.

Essa pergunta também está no material:

Parto 24
4 pág.

Ginecologia e Obstetrícia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a correta é a letra D: A negatividade sorológica do recém-nascido não exclui a infecção. É necessário repetir as sorologias após o terceiro mês pela possibilidade de positivação tardia.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina