Buscar

Os sistemas embarcados exigem, dos profissionais que se disponibilizam em utilizá-los, o desenvolvimento de projetos que abranjam tanto o software ...

Os sistemas embarcados exigem, dos profissionais que se disponibilizam em utilizá-los, o desenvolvimento de projetos que abranjam tanto o software quanto o ambiente de hardware. Esses sistemas utilizam microcontroladores com a finalidade de realizar o processamento dedicado. Eles possuem propriedades funcionais e não funcionais. Além disso, os sistemas embarcados são classificados em três diferentes tipos de processos, definidos quanto à atividade, ao critério e à sua periodicidade. Um exemplo de sistema embarcado bastante utilizado é o PLC – Programmable Logic Controller. GONÇALVES, Leandro Salenave. Microcontroladores. Porto Alegre: SAGAH, 2020 (adaptado). Diante disso, considere a situação apresentada a seguir. Pedro contratou Lucas para projetar um sistema embarcado com a finalidade de automatizar alguns processos na empresa. Pedro questionou Lucas, responsável pela equipe técnica, sobre os tipos de processos que seriam implementados no sistema da empresa. Lucas adiantou que os tipos de processos poderiam ser classificados considerando a periodicidade, a atividade e o critério. Acerca das classificações dos tipos de processos quanto à sua periodicidade, à atividade e ao critério, julgue os itens a seguir. I. Lucas explicou que, quanto à atividade, o sistema pode ser considerado do tipo estático e dinâmico. Esclarecendo melhor, Lucas disse que, quando o serviço inicia (start) junto com o sistema embarcado, ele é considerado dinâmico e que, quando o serviço não precisar inicializar junto com o sistema embarcado, ele é considerado um serviço estático. II. O responsável pela equipe técnica, Lucas, falou que, quanto à periodicidade, os processos podem ser divididos entre periódicos e aperiódicos. Como exemplo, ele mencionou um monitor cardíaco, que, quando ele faz as verificações dos sinais vitais, é considerado periódico e, quando tem a necessidade de disparar um sinal sonoro, em caso de emergência, é considerado um processo aperiódico. III. Lucas disse que, quanto ao critério, ele

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike1
User badge image

Rick Rocha

Os sistemas embarcados exigem, dos profissionais que se disponibilizam em utilizá-los, o desenvolvimento de projetos que abranjam tanto o software quanto o ambiente de hardware. Esses sistemas utilizam microcontroladores com a finalidade de realizar o processamento dedicado. Eles possuem propriedades funcionais e não funcionais. Além disso, os sistemas embarcados são classificados em três diferentes tipos de processos, definidos quanto à atividade, ao critério e à sua periodicidade. Um exemplo de sistema embarcado bastante utilizado é o PLC – Programmable Logic Controller.

 

GONÇALVES, Leandro Salenave. Microcontroladores. Porto Alegre: SAGAH, 2020 (adaptado).

 

Diante disso, considere a situação apresentada a seguir.

 

Pedro contratou Lucas para projetar um sistema embarcado com a finalidade de automatizar alguns processos na empresa. Pedro questionou Lucas, responsável pela equipe técnica, sobre os tipos de processos que seriam implementados no sistema da empresa. Lucas adiantou que os tipos de processos poderiam ser classificados considerando a periodicidade, a atividade e o critério.

 

Acerca das classificações dos tipos de processos quanto à sua periodicidade, à atividade e ao critério, julgue os itens a seguir.

 

I. Lucas explicou que, quanto à atividade, o sistema pode ser considerado do tipo estático e dinâmico. Esclarecendo melhor, Lucas disse que, quando o serviço inicia (start) junto com o sistema embarcado, ele é considerado dinâmico e que, quando o serviço não precisar inicializar junto com o sistema embarcado, ele é considerado um serviço estático.

 

II. O responsável pela equipe técnica, Lucas, falou que, quanto à periodicidade, os processos podem ser divididos entre periódicos e aperiódicos. Como exemplo, ele mencionou um monitor cardíaco, que, quando ele faz as verificações dos sinais vitais, é considerado periódico e, quando tem a necessidade de disparar um sinal sonoro, em caso de emergência, é considerado um processo aperiódico.

 

III. Lucas disse que, quanto ao critério, ele pode ser do tipo crítico, essencial e não essencial. Exemplificando, ele explicou que em um sistema de airbag de um veículo, o fato de o sistema comunicar uma anomalia no sistema é uma informação do tipo não essencial, e que o fato do acionamento da bolsa (airbag), devido a um acidente, é considerado um processo crítico e também essencial.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, apenas.

B) 

I e III, apenas.

C) 

II, apenas.

D) 

II e III, apenas.

E) 

I, II e III.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina