Buscar

Em relação ao processo de transferência de energia e do metabolismo durante o exercício físico, é correto afirmar que: No exercício físico aeróbio ...

Em relação ao processo de transferência de energia e do metabolismo durante o exercício físico, é correto afirmar que:
No exercício físico aeróbio realizado em estado estável ocorre acúmulo relevante de lactato sanguíneo.
O exercício físico de alta intensidade e curta duração requer energia imediata, que provém quase que exclusivamente da degradação do glicogênio muscular.
O déficit de oxigênio representa a transferência imediata de energia anaeróbia proveniente da quebra de ATP e da glicólise anaeróbia até que a transferência de energia em estado estável aeróbia seja igual às demandas de energia.
A energia para fosforilar o difosfato de adenosina (ADP) durante o exercício físico de alta intensidade e curta duração provém principalmente do sistema ATP-CP, com subsequente formação de moléculas de piruvato ou lactato.
O metabolismo anaeróbio fornece quase toda a transferência de energia quando uma atividade prossegue por mais de 5 minutos, isso porque as reações glicolíticas produzem relativamente grandes quantidades de moléculas de trifosfato de adenosina (ATP).
Alternativa 1
Alternativa 2
Alternativa 3
Alternativa 4
Alternativa 5

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: 1) No exercício físico aeróbio realizado em estado estável ocorre acúmulo relevante de lactato sanguíneo. Isso está incorreto. No exercício físico aeróbio realizado em estado estável, o acúmulo de lactato sanguíneo é mínimo. 2) O exercício físico de alta intensidade e curta duração requer energia imediata, que provém quase que exclusivamente da degradação do glicogênio muscular. Essa afirmação está correta. Durante o exercício de alta intensidade e curta duração, a energia imediata é proveniente principalmente da degradação do glicogênio muscular. 3) O déficit de oxigênio representa a transferência imediata de energia anaeróbia proveniente da quebra de ATP e da glicólise anaeróbia até que a transferência de energia em estado estável aeróbia seja igual às demandas de energia. Essa afirmação está correta. O déficit de oxigênio representa a diferença entre a demanda de oxigênio e a capacidade de fornecimento de oxigênio durante o exercício. 4) A energia para fosforilar o difosfato de adenosina (ADP) durante o exercício físico de alta intensidade e curta duração provém principalmente do sistema ATP-CP, com subsequente formação de moléculas de piruvato ou lactato. Essa afirmação está incorreta. Durante o exercício de alta intensidade e curta duração, a energia imediata é fornecida principalmente pelo sistema ATP-CP, sem a formação de piruvato ou lactato. 5) O metabolismo anaeróbio fornece quase toda a transferência de energia quando uma atividade prossegue por mais de 5 minutos, isso porque as reações glicolíticas produzem relativamente grandes quantidades de moléculas de trifosfato de adenosina (ATP). Essa afirmação está incorreta. O metabolismo anaeróbio é predominante em atividades de curta duração e alta intensidade, enquanto o metabolismo aeróbio é mais eficiente em atividades prolongadas. Portanto, a alternativa correta é a 3) "O déficit de oxigênio representa a transferência imediata de energia anaeróbia proveniente da quebra de ATP e da glicólise anaeróbia até que a transferência de energia em estado estável aeróbia seja igual às demandas de energia."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina