Buscar

A espasticidade é uma síndrome neurológica decorrente de lesões em neurônio motor superior. Um dos sinais é alteração do tônus muscular, que aparec...

A espasticidade é uma síndrome neurológica decorrente de lesões em neurônio motor superior. Um dos sinais é alteração do tônus muscular, que aparece, normalmente, na fase crônica de lesões como acidente vascular cerebral e paralisia cerebral, por exemplo. Sobre a espasticidade, leia as afirmativas a seguir:
I) Os termos hipertonia espástica e espasticidade são sinônimos, e essa alteração motora está presente nas lesões centrais e periféricas do sistema nervoso.
II) Alguns sinais clínicos que, normalmente, aparecem na síndrome da espasticidade são: clônus muscular, aumento dos reflexos tendíneos e hipertonia elástica.
III) As lesões de núcleos da base, também conhecidas como extrapiramidais, são caracterizadas pelos sinais de hipertonia elástica e bradicinesia.
IV) A hipertonia elástica é velocidade dependente e pode ser avaliada por meio da inspeção e palpação da musculatura, além da mobilização passiva.
a. I e II.
b. II e III.
c. III e IV.
d. II e IV.
e. II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Estudos Disciplinares Fisioterapia Motora
5 pág.

Fisioterapia Motora Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: I) Os termos hipertonia espástica e espasticidade são sinônimos, e essa alteração motora está presente nas lesões centrais e periféricas do sistema nervoso. - Correto. A espasticidade é caracterizada por hipertonia espástica e está presente em lesões centrais e periféricas do sistema nervoso. II) Alguns sinais clínicos que, normalmente, aparecem na síndrome da espasticidade são: clônus muscular, aumento dos reflexos tendíneos e hipertonia elástica. - Correto. Esses são sinais clínicos comuns na síndrome da espasticidade. III) As lesões de núcleos da base, também conhecidas como extrapiramidais, são caracterizadas pelos sinais de hipertonia elástica e bradicinesia. - Incorreto. As lesões de núcleos da base não são caracterizadas por hipertonia elástica, mas sim por outros sintomas. IV) A hipertonia elástica é velocidade dependente e pode ser avaliada por meio da inspeção e palpação da musculatura, além da mobilização passiva. - Correto. A hipertonia elástica é de fato velocidade dependente e pode ser avaliada dessa forma. Portanto, a alternativa correta é: d. II e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais