Buscar

Camila, mediante o emprego de violência, esbulhou a posse da Fazenda Damásio. Betinho, vítima do esbulho, ajuizou ação de reintegração de posse em ...

Camila, mediante o emprego de violência, esbulhou a posse da Fazenda Damásio. Betinho, vítima do esbulho, ajuizou ação de reintegração de posse em face de Camila após um ano e meio, o que impediu a concessão da medida liminar em seu favor. Passados dois anos desde a invasão, Camila teve que trocar o telhado da casa situada na fazenda, pois estava danificado. Passados cinco anos desde a referida obra, a ação de reintegração de posse transitou em julgado e, na ocasião, o telhado colocado por Camila já se encontrava severamente danificado. Camila, diante da sua derrota na ação de reintegração de posse, expressou de forma veemente que faria jus ao direito de retenção pelas benfeitorias erigidas, exigindo que Betinho a reembolsasse. A respeito do pleito de Camila, assinale a afirmativa correta.
A) Camila, possuidora de má-fé, não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, mas deve ser indenizada por Betinho com base no valor delas.
B) Camila é possuidora de boa-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizada por Betinho com base no valor delas.
C) Camila não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, pois, sua posse é de má-fé e as benfeitorias, ainda que necessárias, não devem ser indenizadas, porque não mais existiam quando a ação de reintegração de posse transitou em julgado.
D) Camila, mesmo sendo possuidora de má-fé, pelas benfeitorias serem necessárias, faz jus ao direito de retenção por benfeitorias e deve ser indenizada.

Essa pergunta também está no material:

OAB
17 pág.

Direito Penal III Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: A) Camila, possuidora de má-fé, não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, mas deve ser indenizada por Betinho com base no valor delas. B) Camila é possuidora de boa-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizada por Betinho com base no valor delas. C) Camila não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, pois, sua posse é de má-fé e as benfeitorias, ainda que necessárias, não devem ser indenizadas, porque não mais existiam quando a ação de reintegração de posse transitou em julgado. D) Camila, mesmo sendo possuidora de má-fé, pelas benfeitorias serem necessárias, faz jus ao direito de retenção por benfeitorias e deve ser indenizada. A alternativa correta é a letra C) Camila não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, pois, sua posse é de má-fé e as benfeitorias, ainda que necessárias, não devem ser indenizadas, porque não mais existiam quando a ação de reintegração de posse transitou em julgado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais