Buscar

Na cirurgia reparadora de fissuras labiopalatinas, a escolha da técnica cirúrgica adequada é fundamental para obter um resultado funcional e estéti...

Na cirurgia reparadora de fissuras labiopalatinas, a escolha da técnica cirúrgica adequada é fundamental para obter um resultado funcional e estético satisfatório. Dentre as técnicas disponíveis, a técnica de Millard rotacional-avanço e a técnica de Z-plastia são amplamente utilizadas. Considerando a complexidade anatômica e as variáveis envolvidas no planejamento cirúrgico de pacientes com fissuras labiopalatinas, qual das seguintes afirmacoes é a mais precisa ao abordar o manejo desses pacientes?

(A) A técnica de Z-plastia é preferencialmente indicada para todos os casos de fissuras labiais, pois promove uma cicatriz mais discreta independentemente da extensão da fissura.
(B) A técnica de Millard rotacional-avanço é contraindicada em pacientes que apresentam fissuras bilaterais completas, devido ao risco aumentado de isquemia do retalho tecidual.
(C) Em casos de fissura unilateral completa, a técnica de Millard permite a reconstrução do arco cúbito com mínimo comprimento adicional, sendo a opção mais versátil para esses casos.
(D) A escolha entre a técnica de Millard e a de Z-plastia deve ser baseada exclusivamente no comprimento da fissura labial, sendo a Z-plastia mais indicada para fissuras menores que 10 mm.
(E) A técnica de Z-plastia é superior à técnica de Millard em todos os aspectos de cicatrização e resultado estético, sendo a escolha preferencial para a maioria dos cirurgiões plásticos.

Essa pergunta também está no material:

0377 - MÉDICO CIRURGIÃO PLÁSTICO FISSURA LABIAL
18 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: (A) A técnica de Z-plastia é preferencialmente indicada para todos os casos de fissuras labiais, pois promove uma cicatriz mais discreta independentemente da extensão da fissura. - ERRADO. A escolha da técnica cirúrgica deve ser feita com base na avaliação individual do paciente e da extensão da fissura. (B) A técnica de Millard rotacional-avanço é contraindicada em pacientes que apresentam fissuras bilaterais completas, devido ao risco aumentado de isquemia do retalho tecidual. - CORRETO. A técnica de Millard pode apresentar esse risco em casos específicos. (C) Em casos de fissura unilateral completa, a técnica de Millard permite a reconstrução do arco cúbito com mínimo comprimento adicional, sendo a opção mais versátil para esses casos. - ERRADO. A técnica de Millard é mais indicada para fissuras unilaterais incompletas. (D) A escolha entre a técnica de Millard e a de Z-plastia deve ser baseada exclusivamente no comprimento da fissura labial, sendo a Z-plastia mais indicada para fissuras menores que 10 mm. - ERRADO. A escolha da técnica deve considerar diversos fatores além do comprimento da fissura. (E) A técnica de Z-plastia é superior à técnica de Millard em todos os aspectos de cicatrização e resultado estético, sendo a escolha preferencial para a maioria dos cirurgiões plásticos. - ERRADO. Ambas as técnicas têm suas indicações específicas e não há uma superioridade geral entre elas. Portanto, a alternativa correta é a (B) A técnica de Millard rotacional-avanço é contraindicada em pacientes que apresentam fissuras bilaterais completas, devido ao risco aumentado de isquemia do retalho tecidual.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando