Buscar

Nos estudos de um sistema de partículas e colisões, podemos tomar como exemplo uma bola (objeto regular) ou um taco de beisebol (objeto irregular) ...

Nos estudos de um sistema de partículas e colisões, podemos tomar como exemplo uma bola (objeto regular) ou um taco de beisebol (objeto irregular) sendo lançados sobre uma superfície regular. Ambos descrevem um movimento parabólico dentro de um mesmo local em relação ao seu próprio centro, sem ocorrer distorções.


Relacionado a um sistema de partículas, avalie as alternativas abaixo e assinale a correta em relação ao seu Centro de Massa (CM).

a.o CM de um sistema de partículas é distribuído em diferentes pontos do objeto, e, para um sistema contendo n partículas posicionadas ao longo do eixo x, podemos utilizar a fórmula: 

b.o CM de um sistema de partículas é o ponto que se move como se toda a massa do sistema estivesse concentrada nesse ponto, e, para um sistema contendo n partículas posicionadas ao longo do eixo x, podemos utilizar a fórmula: .

c.o CM de um sistema de partículas é a ponta de um taco de beisebol, por exemplo, quando lançado sobre uma superfície regular, e, para um sistema contendo n partículas posicionadas ao longo do eixo x, podemos utilizar a fórmula: .

d.o CM de um sistema de partículas é o ponto que não se move como se toda a massa do sistema estivesse concentrada nesse ponto, e, para um sistema contendo n partículas posicionadas ao longo do eixo x, podemos utilizar a fórmula: 

e.o CM de um sistema de partículas é o cabo do taco de beisebol, por exemplo, quando lançado sobre uma superfície regular, e, para um sistema contendo n partículas posicionadas ao longo do eixo x, podemos utilizar a fórmula: .