Buscar

Sobre as premissas do tratamento farmacológico da esquizofrenia, é CORRETO afirmar que: a ocorrência de sintomas graves no primeiro episódio psicót...

Sobre as premissas do tratamento farmacológico da esquizofrenia, é CORRETO afirmar que:
a ocorrência de sintomas graves no primeiro episódio psicótico justifica iniciar o tratamento com doses altas de antipsicótico.
devido ao custo consideravelmente menor, os antipsicóticos de primeira geração, como o haloperidol, seguem sendo a primeira escolha de tratamento.
quando disponível e viável, o uso precoce da clozapina, como primeiro tratamento, está indicado por melhorar o prognóstico cognitivo e funcional dos pacientes.
para evitar o atraso na prescrição da clozapina, atualmente considera-se esquizofrenia resistente ao tratamento quando há falha de tratamento com um outro antipsicótico por tempo e com dose adequados.
os antipsicóticos de segunda geração, como olanzapina, quetiapina e risperidona estão associados ao aumento do risco cardiometabólico, o que justifica um acompanhamento clínico regular.
(A) a ocorrência de sintomas graves no primeiro episódio psicótico justifica iniciar o tratamento com doses altas de antipsicótico.
(B) devido ao custo consideravelmente menor, os antipsicóticos de primeira geração, como o haloperidol, seguem sendo a primeira escolha de tratamento.
(C) quando disponível e viável, o uso precoce da clozapina, como primeiro tratamento, está indicado por melhorar o prognóstico cognitivo e funcional dos pacientes.
(D) para evitar o atraso na prescrição da clozapina, atualmente considera-se esquizofrenia resistente ao tratamento quando há falha de tratamento com um outro antipsicótico por tempo e com dose adequados.
(E) os antipsicóticos de segunda geração, como olanzapina, quetiapina e risperidona estão associados ao aumento do risco cardiometabólico, o que justifica um acompanhamento clínico regular.

Essa pergunta também está no material:

TE71 - Psiquiatria hospitalar
16 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: (A) A ocorrência de sintomas graves no primeiro episódio psicótico justifica iniciar o tratamento com doses altas de antipsicótico. - Correto. É uma prática comum iniciar o tratamento com doses mais altas em casos graves. (B) Devido ao custo consideravelmente menor, os antipsicóticos de primeira geração, como o haloperidol, seguem sendo a primeira escolha de tratamento. - Incorreto. Atualmente, os antipsicóticos de primeira geração não são mais a primeira escolha de tratamento devido aos efeitos colaterais. (C) Quando disponível e viável, o uso precoce da clozapina, como primeiro tratamento, está indicado por melhorar o prognóstico cognitivo e funcional dos pacientes. - Correto. A clozapina é indicada em casos de esquizofrenia resistente ao tratamento. (D) Para evitar o atraso na prescrição da clozapina, atualmente considera-se esquizofrenia resistente ao tratamento quando há falha de tratamento com um outro antipsicótico por tempo e com dose adequados. - Correto. Esse é um critério para considerar a esquizofrenia como resistente ao tratamento. (E) Os antipsicóticos de segunda geração, como olanzapina, quetiapina e risperidona estão associados ao aumento do risco cardiometabólico, o que justifica um acompanhamento clínico regular. - Correto. Os antipsicóticos de segunda geração estão associados a esses riscos. Portanto, as alternativas corretas são (A), (C), (D) e (E).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina