Buscar

Quanto ao tratamento farmacológico da esquizofrenia, afirma-se: I. Antes de se considerar um paciente resistente a determinada droga, é necessário ...

Quanto ao tratamento farmacológico da esquizofrenia, afirma-se:
I. Antes de se considerar um paciente resistente a determinada droga, é necessário um período de 4 a 6 semanas de administração de doses adequadas do fármaco sem que exista qualquer resposta ao tratamento.
II. A clozapina, a despeito de apresentar riscos de efetivos adversos potencialmente graves (como a agranulocitose), é reconhecida por ser um antipsicótico mais eficaz que os demais antipsicóticos típicos, particularmente em casos refratários.
III. O aparecimento de efeitos colaterais extrapiramidais (como distonias, impregnação e tremores) é indicação de suspensão de uso de antipsicóticos típicos.
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

Transtornos psicóticos
63 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e II, apenas. Justificativa: I. Antes de se considerar um paciente resistente a determinada droga, é necessário um período de 4 a 6 semanas de administração de doses adequadas do fármaco sem que exista qualquer resposta ao tratamento. Essa afirmação está correta, pois é necessário um tempo para avaliar a eficácia do medicamento no paciente. II. A clozapina, a despeito de apresentar riscos de efetivos adversos potencialmente graves (como a agranulocitose), é reconhecida por ser um antipsicótico mais eficaz que os demais antipsicóticos típicos, particularmente em casos refratários. Essa afirmação também está correta, pois a clozapina é um antipsicótico atípico que pode ser mais eficaz em casos refratários, mas apresenta riscos de efeitos adversos graves. III. O aparecimento de efeitos colaterais extrapiramidais (como distonias, impregnação e tremores) é indicação de suspensão de uso de antipsicóticos típicos. Essa afirmação está incorreta, pois nem sempre é necessário suspender o uso de antipsicóticos típicos em caso de efeitos colaterais extrapiramidais. O tratamento pode ser ajustado com a adição de outros medicamentos ou redução da dose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais