Logo Passei Direto
Buscar
É importante termos o conhecimento da estruturação do Poder Judiciário, com suas subdivisões de cargos e atribuições. Os artigos 92 a 126 da Constituição Federal apresentam a dimensão do Poder Judiciário com sua complexidade de fatores e atribuições. Sobre os órgãos do Poder Judiciário, analise as seguintes afirmativas:
I- O Supremo Tribunal Federal (STF) é composto por 11 Ministros, escolhidos dentre brasileiros natos, no pleno exercício dos direitos políticos, com mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, e nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo voto da maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para o exercitamento de competências originárias e recursais, em atenção aos Artigos 101 a 103 da CRFB.
II- Justiça Federal Comum é composta por, no mínimo, 35 Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, e nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo voto da maioria absoluta dos membros do Senado Federal, sendo um quinto dentre advogados, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, e membros do Ministério Público Federal, com mais de dez anos de carreira, e juízes federais com mais de cinco anos de exercício, promovidos por antiguidade e merecimento, alternativamente, conforme Artigos 106 a 110 da CRFB.
III- Tribunais Regionais Federais são constituídos por, no mínimo, sete juízes, escolhidos dentre brasileiros com mais de 30 anos e menos de 65 anos, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República, sendo um quinto dentre advogados, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, e membros do Ministério Público Federal, com mais de dez anos de carreira, e juízes federais com mais de cinco anos de exercício, promovidos por antiguidade e merecimento, alternativamente, conforme Artigos 106 a 110 da CRFB.
IV- A Justiça do Trabalho encerra competência para processar e julgar, originariamente, os dissídios individuais e coletivos de natureza econômica ou jurídica, assim como controvérsias em matéria de direito de greve e representação sindical, na esfera de sua jurisdição, reclamação para a preservação de sua competência e garantia da autoridade de suas decisões e litígios relativos ao cumprimento de laudos arbitrais, convenções e acordos coletivos, bem como julgar os recursos interpostos contra pronunciamentos dos Tribunais Regionais do Trabalho.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa IV está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- O Supremo Tribunal Federal (STF) é composto por 11 Ministros, escolhidos dentre brasileiros natos, no pleno exercício dos direitos políticos, com mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, e nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo voto da maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para o exercitamento de competências originárias e recursais, em atenção aos Artigos 101 a 103 da CRFB. Esta afirmativa está correta. II- Justiça Federal Comum é composta por, no mínimo, 35 Ministros... Esta afirmativa está incorreta. A Justiça Federal não é composta por "Ministros", mas sim por Juízes Federais. O número de juízes não é fixo como mencionado, e a descrição não está correta. III- Tribunais Regionais Federais são constituídos por, no mínimo, sete juízes... Esta afirmativa está parcialmente correta, mas o número mínimo de juízes nos Tribunais Regionais Federais é de 7, e a descrição sobre a escolha e promoção está correta. No entanto, a parte que menciona "quando possível, na respectiva região" não é uma formulação precisa da Constituição. IV- A Justiça do Trabalho encerra competência para processar e julgar... Esta afirmativa está correta, pois descreve adequadamente as competências da Justiça do Trabalho. Agora, vamos resumir as análises: - Afirmativa I: Correta - Afirmativa II: Incorreta - Afirmativa III: Parcialmente correta (mas não é a descrição completa) - Afirmativa IV: Correta Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: D) As afirmativas I, II e IV estão corretas. Entretanto, como a II está incorreta, a resposta correta é: B) Somente a afirmativa IV está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa: I- O Supremo Tribunal Federal (STF) é composto por 11 Ministros, escolhidos dentre brasileiros natos, no pleno exercício dos direitos políticos, com mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, e nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo voto da maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para o exercitamento de competências originárias e recursais, em atenção aos Artigos 101 a 103 da CRFB. - Correta. II- Justiça Federal Comum é composta por, no mínimo, 35 Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, e nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo voto da maioria absoluta dos membros do Senado Federal, sendo um quinto dentre advogados, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, e membros do Ministério Público Federal, com mais de dez anos de carreira, e juízes federais com mais de cinco anos de exercício, promovidos por antiguidade e merecimento, alternativamente, conforme Artigos 106 a 110 da CRFB. - Incorreta. III- Tribunais Regionais Federais são constituídos por, no mínimo, sete juízes, escolhidos dentre brasileiros com mais de 30 anos e menos de 65 anos, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República, sendo um quinto dentre advogados, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, e membros do Ministério Público Federal, com mais de dez anos de carreira, e juízes federais com mais de cinco anos de exercício, promovidos por antiguidade e merecimento, alternativamente, conforme Artigos 106 a 110 da CRFB. - Correta. IV- A Justiça do Trabalho encerra competência para processar e julgar, originariamente, os dissídios individuais e coletivos de natureza econômica ou jurídica, assim como controvérsias em matéria de direito de greve e representação sindical, na esfera de sua jurisdição, reclamação para a preservação de sua competência e garantia da autoridade de suas decisões e litígios relativos ao cumprimento de laudos arbitrais, convenções e acordos coletivos, bem como julgar os recursos interpostos contra pronunciamentos dos Tribunais Regionais do Trabalho. - Incorreta. Portanto, a alternativa correta é: C) Somente a afirmativa I está correta.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sendo aplicável nas diversas relações jurídicas, a norma é vista com extrema importância pelos juristas. Para Kelsen (1987), autor da Teoria Pura do Direito, a estrutura da norma jurídica possui duas partes: a norma secundária e a norma primária. Sobre a norma secundária, assinale a alternativa CORRETA:
A Norma secundária: "Dado um fato temporal deve ser feito a prestação"
B Norma secundária: "Dado um fato indeterminado deve ser aplicado a prestação"
C Norma secundária: "Dado a não prestação, deve ser aplicada a sanção"
D Norma secundária: "Dado a prestação, deve ser aplicada a sanção"
A Direito subjetivo.
B Direito objetivo.
C Direito moderno.
D Direito clássico.

O direito possui, desde os primórdios de sua construção, algumas fontes que foram fundamentais para o seu fortalecimento. Para Betioli (2015), quatro são as fontes, porque quatro são as formas do poder de decidir na experiência social. Com base no exposto, analise as seguintes afirmativas:
I- O processo legislativo; costume jurídico; jurisdição; negócio jurídico.
II- O processo executivo; costume jurídico; jurisdição; negócio jurídico.
III- O processo judiciário; costume jurídico; jurisdição; negócio jurídico.
IV- O processo criminal; costume jurídico; jurisdição; negócio jurídico.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas III e IV estão corretas
D Somente a afirmativa IV está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina