Logo Passei Direto
Buscar
- Acompanhamento, baião de dois
Canário - Acompanhamento
Feijão-moyashi - Omeletes, sopas, saladas, decoração de pratos
Feijão-azuki - Sopas, saladas, molhos, cremes, croquetes e guisados
Manteiga - Saladas e purês
Roxo - Saladas e sopas
Feijão-mangalô - Acompanha peixes e frutos do mar.
4. 2. 2. 2 Soja
Originária da China, é uma leguminosa com mais de 2 500 variedades classificadas conforme a cor dos grãos, na qual sua vagem mede de 5 a 8 cm e contém de 3 a 5 de grãos de forma e tamanho variáveis. É nutritiva pois possui de 35 a 40% de proteína de médio valor biológico, de 18 a 22% de lipídios, vitaminas A, C, E e do complexo B, além de enxofre, magnésio, zinco, cloro e potássio. Apresenta também uma quantidade razoável de ferro (8% - grão inteiro), mas sem a mesma biodisponibilidade das carnes (ORNELLAS, 2007; ABREU; SPINELLI, 2014; ARAÚJO et. al., 2014).
A soja pode ser consumida como grão e também é utilizada na produção de derivados caseiros ou industrializados, conforme se observa a seguir:
- Óleo - é o destino da maior parte da soja produzida, sendo o óleo extraído das sementes secas. É utilizado para cocção e fritura.
- Extrato de soja - para a sua produção, é preciso colocar a soja de molho, bater no liquidificador com água, levar ao fogo e cozinhar sem parar de mexer. Após a cocção, retirar e coar em pano fino ou gaze. Pode adicionar açúcar ou outro ingrediente de acordo com a preparação. É utilizado em massas de tortas e recheios, farofas, preparações com carnes, bebidas, bolo, biscoitos.
- Queijo (tofu) - coalha-se o extrato da soja com limão ou fermento, depois leva-se a mistura ao fogo, retira-se quando levantar fervura e deixe-a descansar por 10 minutos. Salga, enforma e conserva o queijo em local fresco e ventilado. Com ele podem ser preparados almôndega, hambúrguer, croquete, torta, sopa, bife, mortadela, salsicha, patê.
- Farinha - é produzida pelo grão moído, previamente descascado e parcialmente desengordurado, resultando em uma farinha torrada chamada de Kinako. Pode ser utilizada em produtos panificáveis, mas, pelo teor elevado de gordura e fibra, torna os produtos mais pesados, necessitando de grande quantidade de fermento e farinha de trigo (glúten). É usada no preparo de pão, molho, sopa, pudim, croquete, biscoito, talharim, massa de pastel.
- Resíduo (proteína texturizada de soja – carne de soja) - é a sobra da preparação do “extrato”, com a qual é feita a proteína texturizada de soja – PTV (carne de soja). Possui maior estabilidade e prazo de validade. Pode ser usado em croquetes, almôndegas, hambúrgueres, salada, sanduíche, entre outras preparações.
- Broto - Salada
4. 2 .2. 3 Amendoim
É a única que dá frutos embaixo da terra e tem como países de origem: Brasil, Paraguai, Bolívia e norte da Argentina. Apesar de pertencer ao grupo das leguminosas, possui elevado teor de gordura (de 45 a 50%) e de amido, sendo utilizado em:
- preparações típicas da culinária chinesa (ex.: frango xadrez)
- doces brasileiros (pé de moleque, cajuzinho, paçoca)
- pratos regionais: caruru, vatapá
- consumido torrado, cozido ou como manteiga.
4. 2. 2. 4 Grão de bico
Originário da região do Cáucaso e do Himalaia, conhecido também por ervilha-de-galinha, gravanço, ervilha-de-bengala ou ervanço. As vagens são lisas e ovaladas, contém de 1 a 3 grãos arredondados, com uma pequena ponta de cor castanho-clara. No Brasil, seu consumo está relacionado à semente (sopas, purês, cozido, entre outras preparações). Na Grécia e na Espanha, locais onde o consumo é maior, a planta é inteiramente aproveitada:
- raiz: torrada substitui o café
- semente: diversas preparações
- restante da planta: forragem
4. 2. 2. 5 Ervilha
É uma semente da região mediterrânea, que pode ser consumida:
- Verde: sua vagem é alongada, fibrosa, de cor castanho-clara. Da ervilha verde, duas variedades podem ser consumidas: a ervilha (grãos e vagem são utilizados) e a ervilha de debulhar (somente o grão pode ser consumido).
- Seca: utilizada em sopas, purês ou ensopados com outros alimentos (carne, linguiça, bacon).
4 .2. 2. 6 Fava
Tem origem na Ásia (região do mar Cáspio) e no norte da África. Cultivada na região sul do Brasil, é também conhecida como fava comum, fava-silvestre e feijão-fava. Possui vagens grandes, com grãos grossos, ovalados, de cor verde-esbranquiçada. Se estiver verde, é considerada uma hortaliça e, se for seca, é consumida como leguminosa, na forma de salada, cozida ou com arroz.
5. FRUTAS E HORTALIÇAS
As frutas e hortaliças são alimentos muito nutritivos, ricos em carboidratos, fibras, minerais e vitaminas, que possuem uma estrutura bem diversificada e associada às diferentes partes de uma planta. Como apresentam uma quantidade importante de água em sua estrutura, as frutas e hortaliças precisam ser compradas, higienizadas, armazenadas e preparadas sob determinadas condições para o consumo ou produção de preparações saudáveis.
5. 1 Hortaliças
São vegetais ou suas partes, normalmente cultivados na horta, de consistência e porte variados que são utilizados como alimento em sua forma natural. Popularmente são conhecidas como verduras e legumes (ORNELLAS, 2007; ABREU; SPINELLI, 2014; ARAÚJO et.al., 2014).
As hortaliças podem ser preparadas como saladas (cruas, cozidas, mistas ou compostas), como sucos, cozidas em água e sal, como sopas, purês, pudins, suflês, podem ser recheadas, fritas, à milanesa e à romana, como bolinhos/croquetes, sauté, ensopadas, refogadas

User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Parece que a pergunta está incompleta. Você precisa criar uma nova pergunta com todas as informações necessárias para que eu possa ajudar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Naiara Cezario

ano passado

  1. As hortaliças podem ser preparadas como saladas (cruas, cozidas, mistas ou compostas), como sucos, cozidas em água e sal, como sopas, purês, pudins, suflês, podem ser recheadas, fritas, à milanesa e à romana, como bolinhos/ croquetes, sauté, ensopadas, refogadas, gratinadas e galantina (ORNELLAS, 2006; PHILIPPI, 2014). Pensando nesse contexto, utilizar diferentes técnicas de cocção pode auxiliar a concentrar os nutrientes e despertar o sabor dos diferentes alimentos. No que se refere às hortaliças, indique as técnicas de cocção que apresentam essa função:

  2. pocher, saltear e grelhar.
  3. vapor, saltear, uso de assados em forno e stir frying.
  4. água fervente, vapor, salter e grelhar.
  5. vapor, stir frying e cocção em água fervente.
  6. saltear, cocção em água fervente e grelhar.



Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os manipuladores devem:
a) ter asseio pessoal, manter as unhas curtas, sem esmalte ou base, não usar maquiagem e adornos, tais como anéis, brincos, dentre outros;
b) usar cabelos presos e protegidos por touca, boné, rede ou outro acessório apropriado para esse fim;
c) utilizar vestimenta apropriada, conservada e limpa.
d) lavar cuidadosamente as mãos antes e após manipular alimentos, após qualquer interrupção da atividade, após tocar materiais contaminados, após usar o sanitário e sempre que se fizer necessário;

O estabelecimento deve tomar providências para que todas as pessoas que manipulem alimentos recebam instrução adequada e contínua em matéria higiênica-sanitária, na manipulação dos alimentos e higiene pessoal, com vistas a adotar as precauções necessárias para evitar a contaminação dos alimentos. Tal capacitação deve abranger todas as partes pertinentes deste regulamento. (Referente ao item 7.1) (BRASIL, 1997, p. 5).

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Qual é a importância do planejamento físico adequado nas unidades de alimentação e nutrição?

a) Proporcionar conforto, bem-estar, satisfação, ergonomia e segurança para os funcionários.
b) Oferecer melhores produtos e serviços, um ambiente saudável, acolhedor e confortável para os clientes.
c) Racionalizar o fluxo de trabalho, reduzir o tempo de produção, diminuir custos com recursos materiais e humanos, aumentar os níveis de eficiência administrativa e operacional.
d) Possibilitar flexibilidade na disposição dos equipamentos, móveis e áreas físicas, ampliação das áreas e aproveitamento do espaço de forma eficiente.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Quais dos itens abaixo são proibidos em relação aos utensílios em serviços de alimentação?
Utensílios compostos de madeira.
Utensílios que possam deixar resíduo nos alimentos, como lã ou palha de aço.
Utensílios que possam arranhar panelas ou superfícies, como escovas de metal.
Utensílios que tenham cabo de madeira, como rodos e vassouras.
Utensílios corrosivos, com cheiro ou multiuso com finalidade de limpeza e desinfecção de bancadas, mesas e cadeiras.
a) I, II e III estão corretos.
b) II, III e IV estão corretos.
c) III, IV e V estão corretos.
d) I, IV e V estão corretos.

Os perigos físicos, químicos ou biológicos presentes nos alimentos ou na água podem causar doenças transmitidas por alimentos, sendo que as bactérias patogênicas são as responsáveis pela maioria dos surtos e casos de DTA. Apesar dos microrganismos serem seres vivos muito pequenos, eles realizam todas as atividades que os outros seres vivos realizam e também necessitam de alimentos de oxigênio, de água etc. para sobreviver. Fatores intrínsecos (relacionados a características do próprio alimento) e extrínsecos (relacionados ao ambiente em que o alimento se encontra) determinam o crescimento desses microrganismos. Assim, vimos que a maioria dos microrganismos têm dificuldade para se reproduzir em alimentos ácidos e que as bactérias preferem alimentos com alta atividade de água, bem como os fungos precisam de menos água para se multiplicarem. Para oferecermos um alimento seguro, devemos sempre observar o binômio tempo/temperatura além das condições de saúde, higiene, uniformização e atitudes do manipulador. Os manipuladores de alimentos devem fazer exames médicos periódicos, para assegurar que se encontram em condições de saúde adequadas para manipular os alimentos, além de não apresentarem nenhuma lesão cutânea, diarreia ou doenças infectocontagiosas. A higiene correta das mãos dos colaboradores é fundamental para impedir que os microrganismos presentes naturalmente na pele dos manipuladores contaminem os alimentos, e para fazer a higienização correta é importante seguir os passos estabelecidos pela legislação alimentar. Mas apenas a higienização correta das mãos não é o suficiente - todos os hábitos de asseio pessoal são fundamentais para conseguirmos um alimento seguro.

a) Condições estruturais das áreas externas e internas dos serviços de alimentação;
b) Procedimentos de higiene ambiental e de utensílios, cuidados necessários no controle do lixo, pragas e qualidade da água dos serviços de alimentação;
c) Procedimentos operacionais padronizados de serviços de alimentação e avaliação de estabelecimentos;
d) APPCC - Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle.

Quais são as formas de prevenir o aparecimento de insetos e roedores, além da dedetização, em serviços de alimentação?
Aplicação das boas práticas de manipulação de alimentos.
Manter o local limpo e organizado.
Retirar o lixo diariamente e acondicioná-lo em local apropriado.
Manter a parte externa da empresa limpa e livre de entulhos.
a) I e II estão corretos.
b) II e III estão corretos.
c) III e IV estão corretos.
d) I e IV estão corretos.

Quais são os critérios de qualidade da água baseados em aspectos físicos, químicos e microbiológicos?
Aspectos físicos medem e indicam características perceptíveis pelos sentidos (cor, turbidez, odor e sabor).
Aspectos químicos baseiam-se na dureza, acidez, pH, alcalinidade, cloretos e cloro residual.
Em relação à qualidade microbiológica, a água pode atuar como veículo de microrganismos patogênicos e deteriorantes.
a) I e II estão corretos.
b) II e III estão corretos.
c) I e III estão corretos.
d) I, II e III estão corretos.

A dosagem do teor de cloro residual que permanece na água após o processo de cloração permite avaliar se a água está em condições de uso e isenta de bactérias patogênicas. Quando o cloro é adicionado à água, uma pequena quantidade, de 0,25 a 0,75 ppm, reage com as impurezas contidas. Esse cloro consumido não apresenta propriedades germicidas. Quando a demanda de cloro adicionado é satisfeita, o que restou constitui o cloro residual total. Entre as vantagens do uso de cloro, pode-se citar: inibe a formação de limo; elimina odores; reduz a contagem de microrganismos e reduz o tempo de limpeza (ENEO JUNIOR, 2007).

Qual é a finalidade do senso seiton, enfatizando o funcional?

a) Dar fim à procura de objetos e garantir a qualidade e a segurança do local.
b) Deixar o local limpo e os equipamentos em perfeito funcionamento.
c) Cuidar do bem-estar físico e mental, melhorar a convivência em grupo e cumprir recomendações de saúde no trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina