Buscar

Nesse contexto, se torna legítimo pensar no reconhecimento da diferença e da peculiaridade de uma minoria (negros, mulheres, deficientes, sem-terra...

Nesse contexto, se torna legítimo pensar no reconhecimento da diferença e da peculiaridade de uma minoria (negros, mulheres, deficientes, sem-terra...), mais do que na pressuposição da igualdade genérica de todos (povo, cidadão). É recente, portanto, a percepção de que a noção de igualdade faz sombra à possibilidade de um reconhecimento da singularidade ou particularidade de cada qual.

Fonte: BITTAR, Eduardo. Reconhecimento e direito à diferença: teoria crítica, diversidade e a cultura dos Direitos Humanos. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. v. 104 p. 551 - 565 jan./dez. 2009, p. 552.


Tomando o texto acima como referência, assinale a alternativa correta.


Opções de pergunta 4:


O reconhecimento da diferença e da diversidade da natureza humana é um dos fundamentos do reconhecimento da dignidade intrínseca do ser humano.  


Ao passo que a igualdade reconhece os bens comuns de todos, a diferença reforça as formas de desigualdade.


As sociedades atuais são marcadas pelo reconhecimento da maior igualdade como um meio para a descaracterização das diferenças.


Ao pautar as agendas pelo reconhecimento das diferenças, as lutas por igualdade tornam-se menos importantes.


A constituição das noções de "povo" e "nação" tendem a tornar mais claras as singularidades e diversidade das pessoas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: 1. O reconhecimento da diferença e da diversidade da natureza humana é um dos fundamentos do reconhecimento da dignidade intrínseca do ser humano. - Essa alternativa está correta, pois reconhecer a diversidade e diferença da natureza humana é essencial para o reconhecimento da dignidade de cada indivíduo. 2. Ao passo que a igualdade reconhece os bens comuns de todos, a diferença reforça as formas de desigualdade. - Essa alternativa está incorreta. A diferença não necessariamente reforça as formas de desigualdade, mas sim ressalta a importância da diversidade e singularidade de cada indivíduo. 3. As sociedades atuais são marcadas pelo reconhecimento da maior igualdade como um meio para a descaracterização das diferenças. - Essa alternativa está incorreta. O reconhecimento da igualdade não busca descaracterizar as diferenças, mas sim promover a equidade e o respeito à diversidade. 4. Ao pautar as agendas pelo reconhecimento das diferenças, as lutas por igualdade tornam-se menos importantes. - Essa alternativa está incorreta. O reconhecimento das diferenças não diminui a importância das lutas por igualdade, mas sim complementa a busca por justiça social e respeito à diversidade. 5. A constituição das noções de "povo" e "nação" tendem a tornar mais claras as singularidades e diversidade das pessoas. - Essa alternativa está correta, pois a constituição das noções de "povo" e "nação" pode contribuir para a compreensão e valorização das singularidades e diversidade das pessoas. Portanto, a alternativa correta é a primeira: "O reconhecimento da diferença e da diversidade da natureza humana é um dos fundamentos do reconhecimento da dignidade intrínseca do ser humano."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image