Logo Passei Direto
Buscar
2ª) Qual é o paradigma do estudo da neurociência no século XXI?

a) Atualmente, os neurocientistas não têm mais interesses nos neurônios, já que suas principais funções e interações foram estudadas e descritas no século XX. A neurociência volta o olhar para áreas como neuromarketing, neuroeducação e neurolinguística, não importando mais o processamento em nível celular.
b) Neurocientistas apontam que o sistema nervoso necessita ser estudado em sua totalidade, não sendo mais suficiente a fragmentação e hierarquização de estruturas. Para o século XXI, busca-se o entendimento de situações mais naturalísticas por meio do desenvolvimento tecnológico. Os pesquisadores tentam entender a interação das estruturas e o processamento das redes neurais que possibilitam a codificação e transmissão da informação.
c) O estabelecimento do mapa cerebral no século XX já proporcionou todo o conhecimento necessário sobre a neurociência. Atualmente, busca-se ampliar seus conhecimentos para outras áreas, desativando os centros de estudos voltados ao entendimento do cérebro em todo o mundo.
d) Atualmente, é necessário entender melhor os aspectos moleculares e celulares do tecido nervoso, pois os equipamentos do século passado não forneceram as informações para o estabelecimento de um novo campo científico. Assim, o paradigma do século XXI é gerar um campo que será denominado neurociência.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre o paradigma do estudo da neurociência no século XXI. a) Esta opção sugere que os neurocientistas não se interessam mais pelos neurônios e que a pesquisa se voltou apenas para áreas aplicadas como neuromarketing e neuroeducação. Isso não reflete a realidade, pois o estudo dos neurônios e suas interações continua sendo fundamental. b) Esta alternativa afirma que os neurocientistas buscam entender o sistema nervoso em sua totalidade, enfatizando a importância das interações e do processamento das redes neurais. Isso está alinhado com as tendências atuais da neurociência, que busca uma abordagem mais integrada e holística. c) Esta opção sugere que o conhecimento do mapa cerebral é suficiente e que não há mais necessidade de estudos sobre o cérebro. Isso é incorreto, pois a neurociência continua a evoluir e a explorar novas áreas de pesquisa. d) Esta alternativa fala sobre a necessidade de entender melhor os aspectos moleculares e celulares, mas não reflete a ideia de um paradigma mais amplo que está sendo buscado atualmente. Após essa análise, a alternativa que melhor representa o paradigma do estudo da neurociência no século XXI é: b) Neurocientistas apontam que o sistema nervoso necessita ser estudado em sua totalidade, não sendo mais suficiente a fragmentação e hierarquização de estruturas. Para o século XXI, busca-se o entendimento de situações mais naturalísticas por meio do desenvolvimento tecnológico. Os pesquisadores tentam entender a interação das estruturas e o processamento das redes neurais que possibilitam a codificação e transmissão da informação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas: a) Incorreta. A neurociência continua interessada no estudo dos neurônios e suas interações em nível celular. b) Correta. No século XXI, os neurocientistas buscam entender o sistema nervoso em sua totalidade e a interação das estruturas para compreender melhor o processamento das redes neurais. c) Incorreta. O mapeamento cerebral do século XX não esgotou o conhecimento em neurociência, e os estudos continuam em diversas áreas. d) Incorreta. Os avanços tecnológicos permitiram uma melhor compreensão dos aspectos moleculares e celulares do tecido nervoso, contribuindo para o desenvolvimento da neurociência como campo científico. Portanto, a alternativa correta é a letra b) Neurocientistas apontam que o sistema nervoso necessita ser estudado em sua totalidade, não sendo mais suficiente a fragmentação e hierarquização de estruturas. Para o século XXI, busca-se o entendimento de situações mais naturalísticas por meio do desenvolvimento tecnológico. Os pesquisadores tentam entender a interação das estruturas e o processamento das redes neurais que possibilitam a codificação e transmissão da informação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3ª) Indique a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Rede neural difusa
(2) Rede neural focal
(3) Sistema frontoparietal dorsal
(4) Sistema frontoparietal ventral
a) 3, 2, 4, 1.
b) 2, 1, 4, 3.
c) 3, 4, 2, 1.
d) 4, 3, 1, 2.
e) 4, 1, 2, 3.

6ª) O desenvolvimento da atenção visuoespacial inicia-se na primeira infância e permanece durante a formação acadêmica e profissional. Qual é o papel da atenção visuoespacial na aprendizagem?

a) A atenção visuoespacial corresponde ao processamento de informações locais e globais, ocorrendo como um holofote na detecção de aspectos salientes em contextos específicos. Está relacionada à memória de trabalho por meio da manipulação de propriedades visuoespaciais, especialmente na aprendizagem da leitura e escrita e de aspectos numéricos.
b) A atenção visuoespacial é direcionada a aspectos focais, permitindo a identificação de um estímulo por vez. Ela é fundamental nas fases iniciais da aprendizagem, perdendo sua importância à medida que as informações são estocadas no longo prazo na memória de trabalho.
c) A atenção visuoespacial permite o processamento global do ambiente, não detectando estímulos focais. Ela interage com a memória de trabalho e com a percepção de ambientes complexos, porém não participa do processamento da aprendizagem da leitura e escrita e de aspectos numéricos.
d) A atenção visuoespacial permite a detecção dos componentes gráficos, como letras e números, participando da aprendizagem no ambiente escolar. Ela está relacionada a aspectos focais do ambiente, impedindo que haja dispersão da atenção para aspectos ambientais globais.
e) A atenção visuoespacial é fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita, porém não participa do processamento dos aspectos numéricos. Ela permite a detecção dos aspectos gráficos durante a leitura de palavras, frases e textos.

Mais conteúdos dessa disciplina