Buscar

Os músculos esqueléticos constituem a maior parte da musculatura corporal, representando cerca de 40% do peso corporal total. Esses músculos desemp...

Os músculos esqueléticos constituem a maior parte da musculatura corporal, representando cerca de 40% do peso corporal total. Esses músculos desempenham um papel fundamental no posicionamento e movimento do esqueleto, conforme sugere seu próprio nome. Um músculo esquelético é composto por células musculares, também conhecidas como fibras musculares. Cada fibra muscular esquelética é uma célula longa e cilíndrica, podendo conter vários núcleos distribuídos próximos à superfície da fibra. Além disso, cada fibra muscular abriga milhares de miofibrilas, que ocupam a maior parte do volume intracelular, deixando pouco espaço para o citosol e as organelas. Essas miofibrilas são compostas por diversos tipos de proteínas organizadas em estruturas contráteis repetidas, denominadas sarcômeros. Em resumo, os músculos esqueléticos são essenciais para a nossa mobilidade e funcionam como os motores que impulsionam os movimentos do esqueleto.


 ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019.


Considerando o conteúdo apresentado no trecho acima, responda as questões a seguir:


a) Liste quais são as proteínas que contituem os filamentos grossos e finos das miofibrilas. Dentre estas, quais proteínas realizam o movimento de força durante a contração?


b) Descreva, de forma sequencial, as CINCO etapas do processo pelo qual essas proteínas se movem uma ao lado da outra, encurtando o sarcômero e permitindo a contração muscular, processo conhecido como ciclo das pontes cruzadas.


Respostas

14 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Para a questão apresentada: a) As proteínas que constituem os filamentos grossos das miofibrilas são a miosina, enquanto os filamentos finos são compostos pela actina, tropomiosina e troponina. Durante a contração muscular, a miosina é a proteína responsável pelo movimento de força. b) As cinco etapas do ciclo das pontes cruzadas são: 1. Ligação: a miosina se liga à actina. 2. Dobramento: a miosina dobra, gerando movimento. 3. Liberação: o ATP se liga à miosina, fazendo com que ela se solte da actina. 4. Recuo: o ATP é hidrolisado, gerando energia para a miosina voltar à posição inicial. 5. Pré-encurtamento: a miosina se prepara para um novo ciclo de contração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina