Buscar

O Iphan trata de preservar o patrimônio cultural tanto de natureza material quanto imaterial. Dentro do Iphan, o Departamento do Patrimônio Imateri...

O Iphan trata de preservar o patrimônio cultural tanto de natureza material quanto imaterial. Dentro do Iphan, o Departamento do Patrimônio Imaterial, como já diz seu próprio nome, cuida da preservação dos bens culturais de natureza imaterial. Na preservação deste tipo de bem cultural importa cuidar dos processos e práticas, importa valorizar os saberes e os conhecimentos das pessoas. São os ofícios e saberes artesanais, as maneiras de pescar, caçar, plantar, cultivar e colher, de utilizar plantas como alimentos e remédios, de construir moradias, as danças e as músicas, os modos de vestir e falar, os rituais e festas religiosas e populares, as relações sociais e familiares que revelam os múltiplos aspectos da cultura cotidiana de uma comunidade.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Patrimônio Cultural Imaterial: para

saber mais. 3. ed. Brasília, DF: Iphan, 2012. p. 18. Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/cartilha_1__parasabermais_web.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.

No texto, é enfatizado o cuidado que se deve ter para preservar os diversos bens culturais que fazem parte da tradição cotidiana do povo, incluindo as festas e as danças. Podemos citar como dança que NÃO faz parte das tradições populares brasileiras:

  • A
  • Frevo, uma dança praticada principalmente pela multidão no carnaval pernambucano, que tem um estilo de marcha frenética que parece eletrizar as pessoas por onde passa.
  • B
  • Ciranda de roda, dança suave e bem ritmada que envolve passos imitando o movimento da praia, com o grupo de mãos dadas ao som de instrumentos de percussão como ganzás e caixas.
  • C
  • Dança-teatro, uma forma de expressão artística que combina elementos da dança e do teatro, dando uma ênfase significativa na narrativa e na expressão emocional, muitas vezes explorando temas emocionais, sociais ou psicológicos.
  • D
  • Jongo, dança de origem africana em que os praticantes, ao som principalmente de instrumentos percussivos, vão ao centro da roda e executam passos e coreografias que demandam grande destreza dos dançarinos.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A dança que NÃO faz parte das tradições populares brasileiras é a opção C) Dança-teatro, uma forma de expressão artística que combina elementos da dança e do teatro, dando uma ênfase significativa na narrativa e na expressão emocional, muitas vezes explorando temas emocionais, sociais ou psicológicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina