Buscar

Analise um fragmento da entrevista que se segue: “O ponto de partida foi a publicação da obra ¿Existe una filosofía de nuestra América?, de Augus...

Analise um fragmento da entrevista que se segue:



“O ponto de partida foi a publicação da obra ¿Existe una filosofía de nuestra América?, de Augusto Salazar Bondy, em 1968. Nela, após uma retrospectiva histórica da filosofia no continente latino-americano, o autor se pronunciou positivamente a respeito de tal existência. Em 1969, o filósofo mexicano Leopoldo Zea, com o livro La filosofía americana como filosofia sin más, deu continuidade ao debate, afirmando que, à medida que os pensadores latino-americanos buscavam soluções universais para problemas locais, produziam filosofia”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, R. Filosofia Latino-americana e Brasileira. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 200.


Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia Latino-Americana e Brasileira sobre a história da Filosofia da Libertação, analise as assertivas e marque V para as assertivas verdadeiras e F para assertivas falsas:


I. ( ) A Filosofia da Libertação foi uma resposta a questionamentos de diversas áreas do conhecimento, tais como, sociologia, psicologia, direito, antropologia e outras.

II. ( ) O objetivo da Filosofia da Libertação era a produção de um pensamento latino-americano original, isto é, sem a influência da filosofia indo-europeia e norte-americana.

III. (  ) O filósofo Leopoldo Zea afirmou que a filosofia latino-americana incluindo a Filosofia da Libertação não era possível de subsistir, face a falta de busca de soluções universais para os problemas da realidade na América Latina.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

AV – F – V 

BF – V – V

CV – F – F

DV – V – V

EV– V – F

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar cada assertiva: I. ( ) A Filosofia da Libertação foi uma resposta a questionamentos de diversas áreas do conhecimento, tais como, sociologia, psicologia, direito, antropologia e outras. Essa assertiva está correta, pois a Filosofia da Libertação surgiu como uma resposta a questionamentos de diversas áreas do conhecimento. II. ( ) O objetivo da Filosofia da Libertação era a produção de um pensamento latino-americano original, isto é, sem a influência da filosofia indo-europeia e norte-americana. Essa assertiva está correta, pois um dos objetivos da Filosofia da Libertação era justamente produzir um pensamento original latino-americano, sem influências externas. III. ( ) O filósofo Leopoldo Zea afirmou que a filosofia latino-americana incluindo a Filosofia da Libertação não era possível de subsistir, face a falta de busca de soluções universais para os problemas da realidade na América Latina. Essa assertiva está incorreta, pois Leopoldo Zea defendeu a possibilidade e importância da filosofia latino-americana, incluindo a Filosofia da Libertação. Portanto, a sequência correta é: DV - V - V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina