Logo Passei Direto
Buscar
No século XVIII na Europa, o poder do monarca absolutista passa a ser questionado pela burguesia, sendo uma afronta à liberdade individual. Essa nova mentalidade representará o anseio de contenção do poder soberano e a emergência de estruturas republicanas. Com base na afirmação em tela, analise a relação entre as asserções

I - O liberalismo político reduz as funções do Estado, de modo a classificá-lo como 'Estado mínimo' ou 'Estado de polícia', concentrando a atuação pública na proteção das garantias individuais, como o direito à propriedade privada, na manutenção da ordem social e na defesa frente a ameaças externas.

Porque

II - Segundo John Locke (1632-1704) as monarquias constitucionais, partem da lógica de separação dos poderes, contendo dessa maneira o poder do soberano

Sobre as asserções, é correto afirmar que:

A - As asserções l e ll são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
B - A asserção l é uma afirmação verdadeira, e a ll é falsa.
C - A asserção l é uma afirmação falsa; e a Il verdadeira.
D - As asserções l e ll são falsas
E - As asserções l e ll são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
User badge image
CidadaniAtiva

há 2 anos

User badge image
CidadaniAtiva

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as asserções: I - O liberalismo político reduz as funções do Estado, de modo a classificá-lo como 'Estado mínimo' ou 'Estado de polícia', concentrando a atuação pública na proteção das garantias individuais, como o direito à propriedade privada, na manutenção da ordem social e na defesa frente a ameaças externas. II - Segundo John Locke (1632-1704) as monarquias constitucionais partem da lógica de separação dos poderes, contendo dessa maneira o poder do soberano. Com base nas asserções apresentadas, a alternativa correta é: E - As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

PROVA PRESENCIAL - 1º CHAMADA - SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA – C
1. De acordo com estudiosos do tema cidadania, grandes retrocessos ocorreram no século XX com os regimes totalitários, como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, e o stalinismo na URSS. Esses regimes têm como característica principal a negação dos direitos políticos da população em favor de um regime autoritário com poderes ilimitados para tomar todas as decisões do governo de um Estado. Sobre as tensões políticas e sociais vividas pelos cidadãos no século XX, analise as asserções.
I- As lutas pelo direito ao voto, empreendidas pelos grupos sociais de mulheres, operários, negros e indígenas, resultaram em avanços e conquistas de direito ao voto.
II- O século XX na América Latina, foi marcado por ditaduras que consideravam o direito de participação política uma ameaça. O Estado brasileiro patrocinou fortes repressões e violências, com vigilância e prisões ilegais, tortura e desaparecimentos de cidadãos.
III- O caráter oligárquico da Republica Brasileira de 1889, representada pela influência dos coronéis, ricos fazendeiros que atuavam como oligarcas locais nas regiões mais pobres do interior do país, agiam contra os mecanismos de coerção, desenvolvidos pelo voto de cabresto.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A) As afirmacoes II e III estão corretas.
B) Somente a afirmação II está correta.
C) As afirmações I e II estão corretas.
D) Somente a afirmação I está correta.
E) Somente a afirmação III está correta.

A) As afirmações II e III estão corretas.
B) Somente a afirmação II está correta.
C) As afirmações I e II estão corretas.
D) Somente a afirmação I está correta.
E) Somente a afirmação III está correta.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: a) As afirmacoes I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I. b) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa. c) As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si. d) As afirmações I e II são falsas. e) A afirmação I é falsa e a II verdadeira

a) As afirmações I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
c) As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si.
d) As afirmações I e II são falsas.
e) A afirmação I é falsa e a II verdadeira

Sobre o incentivo capitalista à competição individualista, analise as afirmações de Paul Singer (1932-1918):
I- A apologia da competição chama a atenção apenas para os vencedores, a sina dos perdedores fica na penumbra. O que acontece com os empresários e empregados das empresas que quebram? E com os pretendentes que não conseguem emprego? Ou com os vestibulandos que não entram na universidade? Em tese, devem continuar tentando competir para ver se se saem melhor da próxima vez. Mas, na economia capitalista, os ganhadores acumulam vantagens e os perdedores acumulam desvantagens nas competições futuras. (SINGER, 2002, p. 8-9)
Porque
II- O capitalismo produz desigualdade crescente, as vantagens e desvantagens são legadas de pais para filhos e para netos. Os descendentes dos que acumulam capital ou prestígio entram na competição econômica com nítida vantagem em relação aos descendentes socialmente excluídos.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

a) Afirmação I é falsa e a II verdadeira
b) As afirmações I e II são verdadeiras e a ll é uma justificativa da I
c) As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si.
d) A afirmação I é verdadeira e a Il é falsa
e) As afirmações I e Il são falsas

O que significa ser cidadão na sociedade brasileira contemporânea? Partindo das diferentes e complexas analises acerca do sentido, da palavra cidadania, e buscando a desnaturalização deste conceito que, atualmente, encontra-se tão esvaziado, devido ao seu uso superficial, fato que tem gerado desconhecimento a respeito de uma questão que é fundamental ao exercício democrático e à participação política cotidiana, analise as afirmações
I- Lutar contra a iniquidade e a opressão, possibilita trilhar os caminhos que levam à emancipação e representa, certamente, promover o combate em prol da cidadania, tendo como norte a construção de novos paradigmas de inclusão e justiça social.
II- O termo cidadania origina-se do latim civitas, enquanto o conceito advém da Antiguidade, aproximando-se nas civilizações gregas das noções de liberdade, igualdade e das virtudes tipicamente republicanas que ainda nos dias atuais costumam ser associadas ao termo.
III- A forma e o conteúdo da cidadania se colocaram como inseparáveis da noção de democracia direta, na qual aboliu- se a hierarquia no exercício do poder para dar espaço à igualdade dos cidadãos no plano político, o que permite a real participação popular nas decisões sobre a vida na polis.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

A) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
B) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
C) Apenas a III está correta.
D) As afirmações I; II; III estão corretas
E) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina