Buscar

O aprofundamento da crise do positivismo jurídico tem como marco a origem dos regimes totalitários nos países europeus logo após a Primeira Guerra ...

O aprofundamento da crise do positivismo jurídico tem como marco a origem dos regimes totalitários nos países europeus logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O totalitarismo, em suas distintas versões como o stalinismo soviético, o fascismo italiano de Benito Mussolini, o nazismo alemão de Hitler, o salazarismo português e o franquismo espanhol, levou boa parte da humanidade a deixar de acreditar que através da lei haveria justiça. Os regimes totalitários e suas atrocidades, alimentados por crenças ideológicas internacionalizadas socialmente, produziram barbáries e inegável violação aos direitos fundamentais, encontraram no estrito legalismo o álibi perfeito. Talvez por essa razão o positivismo jurídico tornou-se alvo de acusações teóricas e políticas no pós-guerra.

Marque a opção correta:


A ) A partir dos anos 1950, a Europa, e com ela boa parte da humanidade, deixou de acreditar na neutralidade e autonomia do direito constatando-se que a exclusão de valores éticos e morais do campo interpretativo seriam responsáveis pela complacência dos juristas com o extermínio de seres humanos. Não caía em descrédito as grandes promessas que sustentaram o discurso da modernidade. Em síntese, em fins da primeira metade do século XX, marcado pelo pessimismo e descrença, tornou-se urgente a tarefa de lançar um novo olhar sobre um mundo alienado, aniquilado e sem esperança emancipatória. O modelo positivista, ferrenhamente defendido desde fins do século XIX, é levado a julgamento juntamente com os oficiais nazistas no Tribunal de Nuremberg, iniciado em 20 de novembro de 1945, quando então os acusados invocaram em sua defesa o cumprimento da lei e obediência emanada de representantes de um Estado legítimo.


B ) A partir dos anos 1950, a Europa, e com ela boa parte da humanidade, não deixou de acreditar na neutralidade e autonomia do direito constatando-se que a exclusão de valores éticos e morais do campo interpretativo seriam responsáveis pela complacência dos juristas com o extermínio de seres humanos. Caía em descrédito as grandes promessas que sustentaram o discurso da modernidade. Em síntese, em fins da primeira metade do século XX, marcado pelo pessimismo e descrença, tornou-se urgente a tarefa de lançar um novo olhar sobre um mundo alienado, aniquilado e sem esperança emancipatória. O modelo positivista, ferrenhamente defendido desde fins do século XIX, é levado a julgamento juntamente com os oficiais nazistas no Tribunal de Nuremberg, iniciado em 20 de novembro de 1945, quando então os acusados invocaram em sua defesa o cumprimento da lei e obediência emanada de representantes de um Estado legítimo.


C ) A partir dos anos 1950, a Europa, e com ela boa parte da humanidade, deixou de acreditar na neutralidade e autonomia do direito constatando-se que a exclusão de valores éticos e morais do campo interpretativo seriam responsáveis pela complacência dos juristas com o extermínio de seres humanos. Caía em descrédito as grandes promessas que sustentaram o discurso da modernidade. Em síntese, em fins da primeira metade do século XX, marcado pelo pessimismo e descrença, tornou-se urgente a tarefa de lançar um novo olhar sobre um mundo alienado, aniquilado e sem esperança emancipatória. O modelo positivista, ferrenhamente defendido desde fins do século XIX, não é levado a julgamento juntamente com os oficiais nazistas no Tribunal de Nuremberg, iniciado em 20 de novembro de 1945, quando então os acusados invocaram em sua defesa o cumprimento da lei e obediência emanada de representantes de um Estado legítimo.


D ) A partir dos anos 1950, a Europa, e com ela boa parte da humanidade, deixou de acreditar na neutralidade e autonomia do direito constatando-se que a exclusão de valores éticos e morais do campo interpretativo seriam responsáveis pela complacência dos juristas com o extermínio de seres humanos. Caía em descrédito as grandes promessas que sustentaram o discurso da modernidade. Em síntese, em fins da primeira metade do século XX, marcado pelo pessimismo e descrença, tornou-se urgente a tarefa de lançar um novo olhar sobre um mundo alienado, aniquilado e sem esperança emancipatória. O modelo positivista, ferrenhamente defendido desde fins do século XIX, é levado a julgamento juntamente com os oficiais nazistas no Tribunal de Nuremberg, iniciado em 20 de novembro de 1945, quando então os acusados invocaram em sua defesa o cumprimento da lei e obediência emanada de representantes de um Estado legítim