Buscar

Matemática Financeira Me. Marília Cavalcanti Dias Matsumoto Matemática Financeira • A matemática financeira, de acordo com Jacques (2010), é uma ...

Matemática Financeira
Me. Marília Cavalcanti Dias Matsumoto

Matemática Financeira

• A matemática financeira, de acordo com Jacques (2010), é uma área aplicada da Matemática que estuda o comportamento de capitas no tempo. Em outras palavras, como o valor do dinheiro de comporta no decorrer do tempo. Para o autor, essa área estuda questões que fazem parte do dia a dia das pessoas, como, por exemplo, empréstimos, renegociação de débitos ou mesmo cálculo do valor de um desconto recebido, por isso estudar matemática financeira é tão importante.

• O conhecimento em matemática financeira, mesmo que seja básico, já é capaz de auxiliar em alguma tomada de decisão que envolva finanças, tanto no que diz respeito ao meio organizacional como familiar.

MATEMÁTICA FINANCEIRA

• A Matemática Financeira, conforme Wakamatsu (2012), é uma ferramenta bastante utilizada no dia a dia das pessoas, seja em operações simples, como um desconto em uma compra realizada, até em situações mais complexas, como na aplicação de juros de um empréstimo bancário. Para o autor, em ambas as formas, um mínimo de conhecimento já pode ser bastante útil, porém, quanto mais profundo for o entendimento sobre as questões ligadas à matemática financeira, mais liberdade as pessoas têm para operar, tanto em questões profissionais como em decisões pessoais.

• Como vimos anteriormente, segundo Castanheira (2010), a matemática financeira é uma área aplicada da matemática, sua abordagem é baseada em ferramentas como estatística, probabilidade e economia. Algumas organizações atuam sob a ótica da matemática financeira, como instituições de investimentos, comerciais, companhias de seguros, agências reguladoras, dentre outras, as quais apoiam na matemática financeira seus gerenciamentos de riscos, simulação de cenários e estruturação de portfólios.

APLICAÇÕES PARA MATEMÁTICA FINANCEIRA

• Gerenciamento de riscos
• O uso da matemática financeira pode ajudar a identificar e gerenciar os riscos financeiros. Os analistas financeiros costumam usar matemática financeira para analisar dados de mercado, encontrar padrões em dados e prever riscos. Os riscos financeiros podem ser classificados como:

• Risco de mercado: segundo Gimenes (2009), o risco de mercado refere-se aos riscos financeiros no mercado-alvo da empresa, incluindo mudanças de mercado. Para o autor, a matemática financeira pode ajudar as empresas a analisar seu mercado-alvo e prever mudanças para reduzir riscos.

• Risco operacional: segundo Jacques (2010), o risco operacional inclui riscos que surgem de fatores internos de uma empresa, incluindo processos e funcionários, bem como eventos externos que afetam as operações. Para o autor, a matemática financeira pode ajudar as empresas a analisarem suas finanças para se preparar e mitigar o risco operacional.

• Risco de crédito: segundo Barros (2014), o risco de crédito refere-se aos riscos associados a empréstimos e contratos, incluindo a incapacidade de pagar empréstimos ou cumprir contratos. Para o autor, as empresas podem usar a matemática financeira para tomar decisões inteligentes sobre empréstimos e contratos para reduzir o risco de crédito.

• Risco de liquidez: segundo Barros (2014), o risco de liquidez inclui riscos de financiamento de curto e longo prazo que podem fazer com que uma empresa não consiga cumprir os custos financeiros. Para o autor, ao analisar seus orçamentos e prever despesas, as empresas podem usar a matemática financeira para ajudar a reduzir o risco de liquidez.

• Econometria
• A econometria envolve o uso de habilidades em matemática financeira e estatística para ajudar a analisar e interpretar dados econômicos para prever tendências futuras do mercado. A econometria pode ajudar as empresas a planejar seu futuro, incluindo como elas determinam e alocam seus orçamentos (VANNUCCI, 2017). Normalmente, a econometria se concentra nas relações entre dados financeiros e variáveis (BARROS, 2014)

Marketing

• A matemática financeira também pode auxiliar nas estratégias de marketing de uma organização. Ao prever a demanda do mercado, você pode determinar quando deve lançar campanhas de marketing e quais produtos deve comercializar mais (GIMENES,2009). Isso pode permitir que você crie estratégias de marketing eficazes que tenham o maior impacto possível.

USABILIDADE PARA MATEMÁTICA FINANCEIRA

• Como vimos, a matemática financeira está relacionada a diversas áreas, consequentemente, pessoas em muitas funções e instituições utilizam dela em suas funções.

• As instituições que usam matemática financeira podem incluir bancos comerciais e de investimento, companhias de seguros e muito mais (BARROS, 2014). Pessoas em muitas carreiras também usam matemática financeira, como (GIMENES, 2009):

• Analistas financeiros: segundo Jacques (2010), os analistas financeiros são responsáveis por analisar dados financeiros para identificar potenciais oportunidades ou riscos financeiros. Para o autor, os analistas financeiros geralmente têm diplomas em matemática ou finanças.

• Cientistas de dados: segundo Castanheira (2010), os cientistas de dados são responsáveis por analisar uma variedade de dados para identificar padrões e tendências. Para o autor, os cientistas de dados geralmente são formados em matemática, estatística, ciência da computação ou economia.

• Banqueiros: segundo Samanez (2010), os banqueiros são responsáveis por ajudar os clientes a tomar decisões financeiras, incluindo poupança e investimento. Para o autor, muitas vezes, os banqueiros têm diplomas em finanças, economia, contabilidade ou outro grau relacionado a negócios.

TERMINOLOGIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

• Podemos entender como operação financeira a troca simultânea de capital financeiro, que é acordada entre um credor e um tomador. Para isso, é utilizada de uma equivalência na transação, entre um capital e outro. Dessa forma, toda e qualquer operação financeira precisa estar estruturada em função do tempo e da taxa de juros, e elas são compostas por quatro componentes, que são:

• Valor presente do capital – Representado por (PV).
• Taxa de juros - Representado por (i).
• Número de períodos de capitalização- Representado por (n).
• Valor futuro do capital - Representado por (VF).

VALOR PRESENTE DO CAPITAL (PV)

• O valor do dinheiro se altera com o tempo, como reflexo das condições do mercado.

• Nesse sentido, para Gimenes (2009) o Valor presente (PV) se refere ao valor inicial de uma operação, e está representado no instante “zero”. O valor presente também é chamado por outros nomes, como: valor principal (P); capital (C); valor original (O). Nesse sentido, Wakamatsu (2018) traz como exemplo o valor de uma quantia emprestado de um banco para financiar um carro, o valor disponibilizado como empréstimo pelo banco seria o valor presente.

TAXA DE JUROS (I)

• A taxa de juros periódica (I) vem do termo do inglês “interest rate”, cuja tradução é “taxa de juros”, e corresponde ao montante aplicado em uma determinada quantia pelo período de capitalização (GIMENES, 2010). Gimenes (2010) nos traz também que a forma de incidência da taxa de juros pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral, anual, dentre outras. A aplicação da taxa de juros é expressa em forma de percentual, por exemplo, “7%” ou “24%”. Ainda, Wakamatsu (2018) e Gimenes (2010) afirmam que letra “i” (minúscula) indica que a taxa “I” foi dividida por cem, por exemplo 0,05 (“I” de 5% é mesmo que um “i” de 0,05).

NÚMERO DE PERÍODOS DE CAPITALIZAÇÃO (n) OU TEMPO (t)

• O número de período envolvido na operação (n) refere-se ao tempo, e ambos devem estar no mesmo período que a taxa de juros (GIMENES, 2010). Para Wakamatsu (2018) toda operação ocorre dentro de um determinado período (dias, semanas, meses, anos etc.), sendo assim, o número de período (n) também pode ser chamado de tempo (t).

• Vamos utilizar o exemplo trazido por Wakamatsu (2018) para compreender o que seria número de período. Vejamos: imagine um financiamento de imóveis que normalmente se estende por um período longo de 10 anos, 20 anos, 30 anos, dependendo do contrato. Nesse caso, usamos “n” para

Essa pergunta também está no material:

01 Matemática Financeira pptx
51 pág.

Variedades Diferenciaveis Universidade de PernambucoUniversidade de Pernambuco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A matemática financeira é uma área aplicada da Matemática que estuda o comportamento de capitais no tempo, ou seja, como o valor do dinheiro se comporta ao longo do tempo. Ela é essencial para questões do dia a dia, como empréstimos, renegociação de débitos e cálculo de descontos. O conhecimento básico em matemática financeira pode auxiliar em tomadas de decisão financeira, tanto no âmbito organizacional quanto familiar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image