Logo Passei Direto
Buscar
No Balanço Patrimonial, a provisão do IRPJ pode ser lançada nos grupos: a. Passivo não circulante e ativo não circulante. b. Passivo circulante e ativo não circulante c. Ativo circulante e ativo não circulante. d. Passivo circulante e passivo não circulante. e. Ativo circulante e passivo circulante.
User badge image
Pedro Souza

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta sobre onde a provisão do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) pode ser lançada no Balanço Patrimonial, precisamos entender como as provisões são classificadas. A provisão do IRPJ é uma obrigação que a empresa tem de pagar o imposto, e, portanto, deve ser registrada no passivo. Essa provisão pode ser classificada como: - Passivo circulante: quando a obrigação é de curto prazo (a ser paga no exercício seguinte). - Passivo não circulante: quando a obrigação é de longo prazo (a ser paga em um período superior a um ano). Analisando as alternativas: a) Passivo não circulante e ativo não circulante - O ativo não é o local correto para a provisão. b) Passivo circulante e ativo não circulante - Novamente, o ativo não é o local correto. c) Ativo circulante e ativo não circulante - Ambas as opções de ativo estão incorretas. d) Passivo circulante e passivo não circulante - Esta opção está correta, pois a provisão pode ser lançada em ambos os tipos de passivo. e) Ativo circulante e passivo circulante - O ativo circulante não é o local correto. Portanto, a alternativa correta é: d) Passivo circulante e passivo não circulante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: a) Passivo não circulante e ativo não circulante - Errado. A provisão do IRPJ geralmente é lançada no Passivo Circulante. b) Passivo circulante e ativo não circulante - Correto. A provisão do IRPJ é comumente lançada no Passivo Circulante. c) Ativo circulante e ativo não circulante - Errado. A provisão do IRPJ não é lançada no Ativo. d) Passivo circulante e passivo não circulante - Errado. A provisão do IRPJ é mais comum no Passivo Circulante. e) Ativo circulante e passivo circulante - Errado. A provisão do IRPJ não é lançada no Ativo Circulante. Portanto, a alternativa correta é: b) Passivo circulante e ativo não circulante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A parcela do lucro presumido que exceder ao valor resultante da multiplicação de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) pelo número de meses do respectivo período de apuração, sujeita-se à incidência de adicional de imposto à alíquota de:
a. 0,65%.
b. 3,00%.
c. 15%.
d. 10%.
e. 9%.

O balanço patrimonial a seguir pertence a um dos maiores fabricantes de aço do país e está disponível no site da empresa na seção "relação com investidores". O ano apresentado nessa demonstração contábil foi um ano de recessão comparado ao ano base.
Realize uma análise horizontal no balanço e marque a alternativa que apresenta a conta com maior variação positiva, ou aumento de valor, no ativo circulante de 2016.
A. Ganhos não realizados com instrumentos financeiros, variação de 93%.
B. Estoques, com variação de 72%.
C. Caixa e equivalentes de caixa, com variação de 11%.
D. Contas a receber de clientes, com variação de 78%.
E. Outros ativos circulantes, variação de 47,5%.

Os percentuais aplicáveis de presunção de lucro sobre a receita bruta para compor a base de cálculo do lucro presumido da atividade geral é:
a. 32%.
b. 8%.
c. 16%.
d. 9%.
e. 1,6%.

O conceito de lucro presumido é:
a. É o regime tributário em que a tributação é calculada sobre o lucro líquido do período de apuração, considerando valores a adicionar ou descontar conforme as compensações permitidas pela lei.
b. É considerado todo o rendimento positivo obtido através de uma negociação econômica ou de qualquer outro gênero.
c. É uma forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda utilizada pela autoridade tributária ou pelo contribuinte.
d. É um regime tributário diferenciado que contempla empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões.
e. Fórmula de tributação simplificada para determinar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL.

Considere o balanço patrimonial a seguir, utilizado também na questão anterior.
Faça uma análise vertical e identifique a conta que possui maior representatividade no passivo circulante e marque a alternativa que apresenta esta conta.
A. Empréstimos e financiamentos com 86%.
B. Provisões para passivos ambientais com 64%.
C. Empréstimos e financiamentos com 51,7%.
D. Fornecedores com 31%.
E. Benefícios a empregados com variação de 97,8%.

Por ocasião do encerramento do período de apuração do imposto, a pessoa jurídica tributada com base no regime do lucro real deverá:
a. Efetuar a contabilização do valor do IRPJ e CSLL pelo regime de caixa.
b. Se faz a contabilização da provisão trimestral do IRPJ devido, com base no balancete de suspensão e redução.
c. Apurar balanços ou balancetes de redução ou suspensão quando a estimativa for inferior ao efetivamente devido.
d. Pode apurar a contribuição apenas de forma anual.
e. Constituir a provisão para pagamento do imposto de renda, inclusive sobre lucros diferidos, desse mesmo período.

Qual o primeiro órgão governamental para se iniciar o processo de abertura de uma empresa? a) Prefeitura. b) Receita Federal do Brasil, concomitantemente com a Junta Comercial do Estado. c) Junta Comercial do Estado. d) ANVISA, dentre outros. e) Receita Federal do Brasil.

Mais conteúdos dessa disciplina