Buscar

Semana 4 e 5 O termo "Estado", etimologicamente relacionado à estabilidade, é conceituado juridicamente como a organização institucional de um povo...

Semana 4 e 5
O termo "Estado", etimologicamente relacionado à estabilidade, é conceituado juridicamente como a organização institucional de um povo em um território determinado, submetido a um poder soberano. A definição do conceito tem sido objeto de diversas abordagens doutrinárias ao longo do tempo, destacando-se as perspectivas de autores como Sahid Maluf e José Pedro Galvão de Sousa.
As teorias sobre a origem do Estado incluem abordagens naturalistas, familiares, contratualistas, patrimoniais e baseadas na força. O Estado pode surgir de maneira originária, secundária ou derivada, e sua extinção pode ocorrer quando há ausência de elementos constitutivos como população, território e governo.
Os elementos do Estado, conforme o entendimento jurídico, incluem a população, o território e o governo, sendo essenciais para sua caracterização. A soberania, nacionalidade e finalidade são características fundamentais do Estado, destacando-se a soberania como a capacidade de autodeterminação do governo, a nacionalidade como o vínculo jurídico-político entre o indivíduo e o Estado, e a finalidade centrada no bem comum, entendido como o conjunto de condições para a realização dos objetivos individuais e coletivos.

Essa pergunta também está no material:

Teoria Geral do Estado e Sociedade
2 pág.

Design Gráfico Centro Universitário IBMRCentro Universitário IBMR

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina