Buscar

Considerando o modo como a antropologia aborda essa questão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Fal...

Considerando o modo como a antropologia aborda essa questão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. A pobreza não é um ingrediente óbvio da violência e da criminalidade, pois a violência se articula de modo mais complexo com a desigualdade, o alijamento e a restrição aos direitos e serviços públicos.
II. A pobreza e a violência se articulam de modo complexo. Essa relação reside na ausência de garantia de direitos, como educação, saúde, trabalho e, portanto, não significa que o pobre seja mais violento, mas que as suas condições de vida os tornam mais vulneráveis à violência.
III. A ideia de pobreza e violência oferece um roteiro policialesco que atinge as camadas populares no Brasil e encobre outros campos importantes de atuação do Estado, por exemplo, os crimes praticados pelas elites e a impunidade de setores que contam com mais recursos sociais e econômicos.
IV. A pobreza é um ingrediente natural da violência, uma vez que não se observa a violência praticada em territórios com melhores condições de vida, uma vez que os indicadores de violência mostram uma predisposição natural da pobreza na formação do comportamento criminoso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A pobreza não é um ingrediente óbvio da violência e da criminalidade, pois a violência se articula de modo mais complexo com a desigualdade, o alijamento e a restrição aos direitos e serviços públicos.
( ) A pobreza e a violência se articulam de modo complexo. Essa relação reside na ausência de garantia de direitos, como educação, saúde, trabalho e, portanto, não significa que o pobre seja mais violento, mas que as suas condições de vida os tornam mais vulneráveis à violência.
( ) A ideia de pobreza e violência oferece um roteiro policialesco que atinge as camadas populares no Brasil e encobre outros campos importantes de atuação do Estado, por exemplo, os crimes praticados pelas elites e a impunidade de setores que contam com mais recursos sociais e econômicos.
( ) A pobreza é um ingrediente natural da violência, uma vez que não se observa a violência praticada em territórios com melhores condições de vida, uma vez que os indicadores de violência mostram uma predisposição natural da pobreza na formação do comportamento criminoso.
a. V, V, V, F.
b. F, F, F, V.
c. F, V, F, V.
d. V, V, F, F.
e. F, F, F, F.