Buscar

A Constituição é a lei fundamental de um determinado Estado, lei que emana do poder soberano do Estado. No caso dos países democráticos, o poder so...

A Constituição é a lei fundamental de um determinado Estado, lei que emana do poder soberano do Estado. No caso dos países democráticos, o poder soberano é o povo. O poder constituinte é um dos cargos desse poder de soberania, é o poder de instituir, reconstituir ou modificar a ordem jurídica vigente no Estado. Para exercer as funções citadas, o poder soberano utiliza representantes eleitos, denominados de Assembleia Constituinte (VAZ, 2018). Sobre a Assembleia Constituinte, assinale a alternativa CORRETA:


FONTE: VAZ, Fabiane Brião. Fundamentos da ciência política, filosofia e sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2018.

A) Os titulares desse poder são os cidadãos possuidores de legitimidade, que se expressam de maneira indireta ou representativa, por meio do sufrágio universal.


B) O poder constituinte pode ser classificado em orientado ou direcionado.


C) A Assembleia Constituinte se difere das assembleias legislativas, uma vez que a primeira é fixa e essencial em função para manutenção do Estado; e as segundas são transitórias e possuem poder ilimitado.


D) A Assembleia Constituinte será reunida em casos da necessidade de criar, restabelecer ou reformar a ordem jurídica e/ou política de determinada sociedade civil.

Próxima