Buscar

LEITURA E ESCRITA MUSICAL AULA 2 CONVERSA INICIAL Nesta abordagem, daremos início ao processo de alfabetização musical. Em suma, vamos conhecer os ...

LEITURA E ESCRITA MUSICAL
AULA 2
CONVERSA INICIAL
Nesta abordagem, daremos início ao processo de alfabetização musical. Em suma, vamos conhecer os símbolos básicos constituintes da partitura. Inicialmente, exploraremos o pentagrama – entendido como ambiente onde a música há de ser escrita – e como as alturas musicais são representadas neste. Mais adiante, também mergulharemos a fundo em quais são as claves, suas funções e origens. Posteriormente, nos aprofundaremos na representação das durações das notas musicais, como estabelecer a noção de tom e semitom, além de entender como é possível promover alterações de altura e duração na partitura.
TEMA 1 – A PAUTA E AS NOTAS MUSICAIS
Atualmente, o sistema de notação musical universal utilizado é representado por um conjunto de cinco linhas horizontais denominado pentagrama ou pauta. Para que seja facilitada a comunicação, as cinco linhas e quatro espaços – ambas utilizadas na escrita musical – são enumeradas de baixo para cima. As linhas e espaços do pentagrama-padrão permitem a representação de nove alturas sonoras, abrindo portas para um universo finito de possibilidades musicais. No entanto, a música permite evoluções ainda maiores e infinitas. Desta forma, a demanda para a criação de alguma alternativa que permitisse que tais desenvolvimentos aflorassem, foi crescendo. Tal demanda foi atendida e recebeu um nome autoexplicativo: linhas suplementares.
TEMA 2 – CLAVES
As primeiras impressões desenvolvidas ampliaram o acesso às partituras, porém, em virtude de documentos serem impressos apenas em preto e branco, as linhas coloridas que representavam as alturas musicais caíram no abismo do esquecimento e desuso. Como forma de substituí-las, o pentagrama ganhou sua quinta linha e, houve também, a inclusão das claves, signos responsáveis para referenciar a altura na partitura. A clave funciona como um carimbo que estabelece uma convenção, revelando a localização da primeira nota musical e, como consequência, a posição do restante das outras notas na sequência.
TEMA 3 – DURAÇÕES
A representação da duração do som evoluiu ao longo da história, e, no sistema atual, os signos representativos dessa propriedade são chamados de nota, sendo esta composta por três partes, conforme exemplo a seguir.

Essa pergunta também está no material:

Leitura e escrita musical - Aula 2
14 pág.

Metodologia, Prática de Alfabetização e Letramento Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina