Buscar

Com relação à interdisciplinaridade é correto afirmar que ela: a. Não pretende a unificação dos saberes, mas deseja a abertura de um espaço de med...

Com relação à interdisciplinaridade é correto afirmar que ela:

a. Não pretende a unificação dos saberes, mas deseja a abertura de um espaço de mediação entre conhecimentos e articulação de saberes, no qual as disciplinas estejam em situação de mútua coordenação e cooperação, construindo um marco conceitual e metodológico comum para a compreensão de realidades complexas. A meta, neste caso, não é unificar as disciplinas, mas estabelecer conexões entre elas para a construção de novos referenciais conceituais e metodológicos consensuais, promovendo a troca entre os conhecimentos disciplinares e o diálogo dos saberes especializados com os saberes não científicos.
b. Radicaliza a ideia de reacomodação e unificação dos conhecimentos disciplinares, com relativo desaparecimento de cada disciplina. Assim, cada campo especializado do saber envolvido no estudo de certo fenômeno seria fundido em um amplo corpo de conhecimentos universais e não especializados, que poderiam ser aplicados a quaisquer fenômenos. A ideia de um saber comum, unitário, que abarque o conhecimento de toda a realidade é pretensão bastante controversa, pois, de certa forma, repõe a crença em uma razão unitária e em sua capacidade ilimitada de saber tudo sobre o real.
c. Diz respeito à situação em que diversas disciplinas, com base em seu quadro teórico-metodológico, colaboram com o estudo ou tratamento de dado fenômeno. Os limites disciplinares são mantidos e não se supõe, necessariamente, a integração conceitual ou metodológica das disciplinas no âmbito de um novo campo do conhecimento. Congressos e simpósios são exemplos de situações em que se lança mão do debate multidisciplinar.
d. É uma posição fácil, cômoda e estável, pois exige maneira de conceber o campo da produção de conhecimento buscada no contexto de uma mentalidade disciplinar. Trata-se de um combate ao mesmo tempo externo e interno, no qual a manutenção estável das áreas e das formas de relacionar os conhecimentos corresponde à estruturação de nossa própria maneira de conhecer e nos posicionar perante o conhecimento, ressaltando os condicionamentos históricos que nos constituem. apresentação interpretativa deve ser organizada ao redor de um tema.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO UNIDADE II-Educação Ambiental
13 pág.

História da Educação I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com relação à interdisciplinaridade, é correto afirmar que ela não pretende a unificação dos saberes, mas deseja a abertura de um espaço de mediação entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo a integração e a troca de informações de forma colaborativa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina