A partir da fórmula conseguimos saber a massa total de cada elemento na amostra. Experimentalmente, obteremos a sua composição percentual. Comparando os dois resultados é possível estimar o grau de pureza da amostra. A composição percentual em massa é a porcentagem em massa de cada elemento em um composto. A porcentagem de composição é obtida dividindo-se a massa do elemento existente em um mol de composto pela massa molar, e multiplicando em seguida por 100. Analogamente, o procedimento invertido pode ser realizado a partir do percentual de cada elemento para obtenção da fórmula empírica ou molecular. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fórmulas moleculares, pode-se afirmar que:
A) a fórmula molecular representa a quantidade de átomos que está presente na menor fração de uma substância molecular. B) a fórmula empírica ou mínima indica o número de átomos que está presente na menor fração de uma substância molecular C) a fórmula molecular é como a identidade de um composto químico, sendo uma estrutura única e específica para cada substância. D) a fórmula empírica representa uma estrutura tridimensional apresentada individualmente para cada composto molecular. E) a fórmula molecular corresponde ao número de elétrons que uma molécula pode absorver em sua estrutura molecular.
Segundo Kemp e Keegan (2000), o cloreto de cálcio é uma fonte de cálcio inorgânico solúvel e reage com carbonatos, fluoretos e sulfatos para formar sais insolúveis ou moderadamente solúveis. É produzido em quantidades comerciais por vários processos: refino de salmoura natural, reação do hidróxido de cálcio com cloreto de amônio e reação do ácido clorídrico com carbonato de cálcio. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação das ligações iônicas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O cloreto de cálcio é um composto iônico de fórmula CaCl2. Porque: II. O átomo de cálcio apresenta 2 elétrons de valência e, para estabilizar seu octeto, ele compartilha esses elétrons com os 2 átomos de cloro, que necessitam de 1 elétron, cada um para completar seu octeto, já que o cloro possui 7 elétrons. A seguir, assinale a alternativa correta: I. O cloreto de cálcio é um composto iônico de fórmula CaCl2. II. O átomo de cálcio apresenta 2 elétrons de valência e, para estabilizar seu octeto, ele compartilha esses elétrons com os 2 átomos de cloro, que necessitam de 1 elétron, cada um para completar seu octeto, já que o cloro possui 7 elétrons. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B) As asserções I e II são proposições falsas. C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Em uma análise simplificada, percebemos que muitos acidentes em laboratórios poderiam ser evitados. Procedimentos simples, como a utilização dos materiais corretos, tornam as práticas de química experimental mais seguras independentemente do intuito do trabalho realizado. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre noções de segurança em laboratórios e a utilização de vidrarias de laboratórios, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Um exemplo de material que pode evitar acidentes são os pipetadores. Porque: II. Pipetadores são dispositivos que possibilitam o uso de pipetas para a medição líquidos, de forma precisa, sem que o laboratorista precise succionar o líquido com a boca. Agora, assinale a alternativa correta:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II
Com base nos conceitos de distribuição eletrônica, níveis de energia e da construção da Tabela Periódica Moderna, podemos afirmar que a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 pertence ao elemento: A) Bromo (Br), pertencente ao grupo dos halogênios. B) Flúor (F), pertencente ao grupo dos halogênios. C) Selênio (Se), pertencente ao grupo dos calcogênios. D) Cloro (Cl), pertencente ao grupo dos calcogênios. E) Cloro (Cl), pertencente ao grupo dos halogênios.
Está correto apenas o que se afirma em: A) I e II. B) I e III. C) III e IV. D) II e III. E) I, II e IV.
A) I e II. B) I e III. C) III e IV. D) II e III. E) I, II e IV.
entre gasolina e etanol pode ser facilmente separada por decantação. I. ( ) A separação entre gasolina e etanol pode ser facilmente realizada por decantação. II. ( ) Uma mistura composta por areia e açúcar pode ser separada por dissolução em água seguida de filtração e fervura a 100ºC. III. ( ) Os componentes presentes em um refrigerante podem ser separados por filtração. A) F, F, V, V, F. B) V, F, F, F, V. C) V, F, F, V, F. D) F, V, V, F, V. E) V, F, V, V, F.
Leia a definição a seguir: 'Quanto é o um mol? Ambas as palavras mol e moléculas têm sua origem na palavra latina moles, que significa ‘porção’ ou ‘quantidade’. É importante compreendermos quanta matéria está presente em mol de alguma coisa. [...] Um mol de cada elemento consiste em 6,02 x 10²³ moléculas.' Diante do exposto e dos conteúdos estudados sobre as reações químicas e seus cálculos básicos, analise as afirmativas a seguir: I. Um mol de objetos é o número de Avogadro de objetos, em que o número de Avogadro é 6,022 x 10²³. II. As massas atômicas são normalmente especificadas por unidades de massa atômica (u). III. As equações químicas servem basicamente para definir as identidades das substâncias consumidas em uma reação. IV. A molaridade é uma expressão da quantidade de mol por grama de substância química. V. O soluto em uma reação corresponde à substância em uma quantidade muito maior do que a dos outros componentes. A) III e IV. B) I, II e IV. C) II e III. D) I e III. E) I e II.