Buscar

1) A radiação que chega do Sol na Terra viaja na forma de feixes de luz. Ela chega sem interrupções. Ao meio dia, esse feixe é perpendicular com a ...

1) A radiação que chega do Sol na Terra viaja na forma de feixes de luz. Ela chega sem interrupções. Ao meio dia, esse feixe é perpendicular com a superfície terrestre. Ao amanhecer e ao anoitecer, ele é paralelo à superfície. Existe um ângulo, formado por esse feixe de radiação e a vertical local. Qual é o nome dele e como ele varia ao longo do dia?
A) O ângulo do nadir é formado entre os raios solares e a vertical zodiacal, sendo que: ao nascer do sol, z= 90°; ao meio-dia, z= 0o; e ao pôr do sol, z= 90.
B) O ângulo horizontal é formado entre os raios solares e a vertical local, sendo que: ao nascer do sol, z= 90°; ao meio-dia, z= 0o; e ao pôr do sol, z= 90.
C) O ângulo zenital é formado entre os raios solares e a vertical local, sendo que: ao nascer do sol, z= 90°; ao meio-dia, z= 0o; e ao pôr do sol, z= 90.
D) O ângulo colateral é formado entre os raios lunares e a vertical local, sendo que: ao nascer do sol, z= 0°; ao meio-dia, z= 90o; e ao pôr do sol, z= 0o.
E) O ângulo zodiacal é formado entre os raios do zodíaco e a vertical local, sendo que: ao nascer do sol, z= 90°; ao meio-dia, z= 0o; e ao pôr do sol, z= 90.