Buscar

Na vinda para o atlântico, as pessoas que foram escravizadas descobriram que tinham muito em comum se tratando de suas crenças e religiosidades. Aq...

Na vinda para o atlântico, as pessoas que foram escravizadas descobriram que tinham muito em comum se tratando de suas crenças e religiosidades. Aqui no Brasil, se fez presente uma experiência religiosa, o Calundu.

De acordo com as leituras, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas:

( ) Para os povos Bantos a vida é sustentada por um Ser Supremo que reina sobre o universo e sobre os homens de modo distante, porém benéfico. Todos os povos que compartilhavam a cosmovisão banto acreditavam em um deus único, supremo e criador, chamado de Kalunga, Zambi, Lessa ou Mvidie .

( ) O Calundu era um ritual religioso de origem centro-africana, praticado no Brasil, principalmente na Bahia e em Minas Gerais, durante o período colonial.

( ) Embora seja evidente a presença de uma variedade de ritos distintos que recebiam o nome de calundu, muitos tinham em comum o uso de instrumentos de percussão, a invocação de espíritos.

( ) Durante o período colonial o calundu foi muito bem entendido e interpretado pelos portugueses e europeus que aqui estavam, sendo incentivado e assimilado pela fé cristã, fazendo parte atualmente dos ritos da igreja católica.

( ) De certa forma, esses ritos eram praticados para melhorar ou curar o indivíduo de alguma enfermidade ou estado espiritual de desamparo pelo que se encontrava

Assinale a alternativa correta:
Para os povos Bantos a vida é sustentada por um Ser Supremo que reina sobre o universo e sobre os homens de modo distante, porém benéfico. Todos os povos que compartilhavam a cosmovisão banto acreditavam em um deus único, supremo e criador, chamado de Kalunga, Zambi, Lessa ou Mvidie .
O Calundu era um ritual religioso de origem centro-africana, praticado no Brasil, principalmente na Bahia e em Minas Gerais, durante o período colonial.
Embora seja evidente a presença de uma variedade de ritos distintos que recebiam o nome de calundu, muitos tinham em comum o uso de instrumentos de percussão, a invocação de espíritos.
Durante o período colonial o calundu foi muito bem entendido e interpretado pelos portugueses e europeus que aqui estavam, sendo incentivado e assimilado pela fé cristã, fazendo parte atualmente dos ritos da igreja católica.
De certa forma, esses ritos eram praticados para melhorar ou curar o indivíduo de alguma enfermidade ou estado espiritual de desamparo pelo que se encontrava
a. F, F, V, F, V
b. V, V, V, F, V
c. V, V, V, V, V
d. V, F, V, F, V
e. F, V, V, V, F

Essa pergunta também está no material:

Matriz Religiosa Oriental e Africana PROVA 2
10 pág.

Religiões Centro Universitário Cidade VerdeCentro Universitário Cidade Verde

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image