Buscar

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é...

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise, podendo essa glândula ser dividida em neurohipófise e adenohipófise. 

Com relação à hipófise, podemos considerar VERDADEIRO que:

A adenohipófise produz os hormônios tróficos como o hormônio do crescimento (GH), prolactina (PRL), que atua sobre a glândula mamária inibindo a produção de leite, o hormônio tireoestimulante (TSH) que estimula a tireoide a produzir seus hormônios T3 e T4, o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) que estimula células do córtex da adrenal a sintetizarem os hormônios corticoides como o cortisol e os hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH) que atuam sobre as gônadas para produzirem hormônios esteroides sexuais.

A neurohipófise é formada por axônios mielínicos de neurônios secretores que constituem o hipotálamo (região do cérebro), que produz o ADH (sigla em Inglês hormônio antidiurético), responsável pelo aumento da reabsorção de água pelos rins, participando do controle da pressão arterial, e a Ocitocina, que inibe a ejeção do leite nas glândulas mamárias e as contrações uterinas no parto.

A neurohipófise é formada por axônios amielínicos de neurônios secretores que constituem o hipotálamo (região do cérebro), que produz o ADH (sigla em Inglês hormônio antidiurético), responsável pela redução da reabsorção de água pelos rins, participando do controle da pressão arterial, e a Ocitocina, que estimula a ejeção do leite nas glândulas mamárias e as contrações uterinas no parto.

A neurohipófise é formada por axônios amielínicos de neurônios secretores que constituem o hipotálamo (região do cérebro), que produz o ADH (sigla em Inglês hormônio antidiurético), responsável pelo aumento da reabsorção de água pelos rins, participando do controle da pressão arterial, e a Ocitocina, que estimula a ejeção do leite nas glândulas mamárias e as contrações uterinas no parto.

Esse aminoácido é convertido em tirosina e a tirosina é a base para formação de neurotransmissores como a noradrenalina, a dopamina e a adrenalina. Esses neurotransmissores são excitatórios e correspondem às respostas de luta ou fuga, comportamentais e de controle motor.

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina