Buscar

Dentro da classificação de crime de perigo, a doutrina destaca também a existência de outras duas subespécies, com peculiaridades e funções distint...

Dentro da classificação de crime de perigo, a doutrina destaca também a existência de outras duas subespécies, com peculiaridades e funções distintas. A primeira é o crime de perigo concreto e, em seguida, o crime de perigo abstrato. Enquanto o perigo expõe explícita ou implicitamente o perigo na conduta do agente, no crime de perigo abstrato presume-se o risco na conduta do agente.
Com base nisso, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:
I. De acordo com parte da doutrina, o crime de perigo abstrato viola o princípio da lesividade, visto que exclui a necessidade de comprovação de dano ou ameaça concreta a um bem jurídico protegido.
II. Nos crimes de dano, há violação ao princípio da proporcionalidade, visto que a pena, como reação do Estado, não observa o dano ou a ameaça real provocada pelo agente ao bem jurídico.
III. A incriminação da tentativa nos crimes de dano viola o princípio da lesividade.
IV. O crime de perigo abstrato afasta a necessidade de se comprovar o dolo ou a culpa do agente.
V. O crime de perigo concreto viola o princípio da legalidade, visto que deixa de descrever o elemento normativo do perigo.
São verdadeiras:

I, II, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, apenas.

Essa pergunta também está no material:

AVA - Teoria Geral do Delito e Principiologia Constitucional
7 pág.

Direito Penal e Processo Penal OutrosOutros

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina