Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Uniasselvi
O uso racional de medicamentos (URM) envolve assegurar que o paciente receba o medicamento adequado, na dose correta, pelo período apropriado e a um custo acessível. A seleção e o uso racional dos medicamentos trazem benefícios a nível individual, institucional e nacional. Para o paciente, a escolha racional aumenta a garantia de benefícios terapêuticos (eficácia e segurança) a um menor custo, promovendo a integralidade do cuidado à saúde.Sobre uso racional de medicamentos, analise as afirmativas a seguir:I. O uso inadequado e irresponsável de medicamentos, além de lesar a população, promove desperdício de recursos públicos. II. O não alcance do URM por falta de políticas de implementação favorece situações como automedicação, medicalização e resistência bacteriana. III. A automedicação é a seleção e uso de medicamentos para tratar sintomas e doenças, aconselhada pelo médico ou outro profissional da saúde. IV. A utilização de medicamentos sem prescrição está relacionada a raras consequências à saúde individual e coletiva da população, isenta gerar quadros de intoxicação ou morte.É correto o que se afirma em: A) I, II e III, apenas. B) I e II, apenas. C) I, II, III e IV. D) III e IV, apenas. E) I e III, apenas.
User badge image
andreiasilvane walendorff

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O uso inadequado e irresponsável de medicamentos, além de lesar a população, promove desperdício de recursos públicos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o uso inadequado de medicamentos realmente pode causar danos à saúde e desperdício de recursos. II. O não alcance do URM por falta de políticas de implementação favorece situações como automedicação, medicalização e resistência bacteriana. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a falta de políticas adequadas pode levar a práticas prejudiciais à saúde. III. A automedicação é a seleção e uso de medicamentos para tratar sintomas e doenças, aconselhada pelo médico ou outro profissional da saúde. Falso, a automedicação é, por definição, o uso de medicamentos sem a orientação de um profissional de saúde, o que torna essa afirmativa incorreta. IV. A utilização de medicamentos sem prescrição está relacionada a raras consequências à saúde individual e coletiva da população, isenta gerar quadros de intoxicação ou morte. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois o uso de medicamentos sem prescrição pode ter sérias consequências, incluindo intoxicação e até morte. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa correta é: B) I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O uso inadequado e irresponsável de medicamentos, além de lesar a população, promove desperdício de recursos públicos. - Essa afirmativa está correta. O uso inadequado de medicamentos pode causar danos à população e desperdício de recursos públicos. II. O não alcance do URM por falta de políticas de implementação favorece situações como automedicação, medicalização e resistência bacteriana. - Essa afirmativa está correta. A falta de implementação de políticas de uso racional de medicamentos pode levar a práticas prejudiciais como a automedicação e contribuir para a resistência bacteriana. III. A automedicação é a seleção e uso de medicamentos para tratar sintomas e doenças, aconselhada pelo médico ou outro profissional da saúde. - Essa afirmativa está incorreta. A automedicação é a prática de selecionar e usar medicamentos sem a orientação de um profissional de saúde, não sendo aconselhada. IV. A utilização de medicamentos sem prescrição está relacionada a raras consequências à saúde individual e coletiva da população, isenta gerar quadros de intoxicação ou morte. - Essa afirmativa está incorreta. A utilização de medicamentos sem prescrição médica pode acarretar em consequências graves à saúde, como intoxicação e até mesmo morte. Portanto, a alternativa correta é a letra A) I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike2
User badge image

Cris

ano passado

a resposta correta é letra b) I e II

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando dois ou mais medicamentos são administrados ao mesmo tempo a um paciente, eles podem atuar de forma independente ou interagir, resultando em um aumento ou diminuição dos efeitos terapêuticos ou tóxicos. A classificação e o conhecimento das interações farmacológicas, baseados no modo e local em que ocorrem, ajudam a prever, identificar e evitar essas interações. Elas podem ser classificadas como interações farmacodinâmicas ou farmacocinéticas quando ocorrem in vivo, e como incompatibilidade (ou interação farmacêutica) quando ocorrem in vitro. Sobre interações farmacológicas, assinale a alternativa correta:

A As interações fármaco-alimento, devido alterarem a relação risco/benefício do uso do medicamento, são vistas como um problema de grande proeminência na prática clínica.
B O antagonismo ocorre quando dois ou mais fármacos administrados conjuntamente apresentam o mesmo efeito farmacológico.
C As interações entre nutrientes e fármacos nunca alteram a disponibilidade, a ação ou a toxicidade de uma dessas substâncias ou de ambas.
D O Sinergismo é uma alteração farmacodinâmica em que a administração conjunta de fármacos pode levar à diminuição do efeito de um deles, por exemplo, devido à competição ou bloqueio do receptor.
E As interações farmacêuticas ocorrem quando os efeitos de um medicamento são modificados pela presença de outro, seja no mesmo sítio de ação ou no mesmo sistema fisiológico, resultando em uma alteração na resposta do paciente ao outro medicamento.