Logo Passei Direto
Buscar
O movimento liderado por Getúlio Vargas, em 1930, tornou-se um marco de ruptura na história política do Brasil, sendo considerado responsável pelo fechamento do primeiro ciclo republicano, caracterizado pelo domínio oligárquico, em especial, a hegemonia paulista, favorecida pela estratégia política de governadores. Vargas inaugurou uma nova forma de atuação do Estado frente às transformações da sociedade brasileira, tal como:

a. atendimento, ainda que pontual, de reivindicações do operariado, sem, contudo, deixar de lado os empresários.
b. diminuição drástica da intervenção estatal na economia.
c. quebra da hierarquia militar, intervindo nas nomeações e aposentadorias de oficiais do exército, buscando manter a corporação alinhada ao governo.
d. apoio às elites regionais nas eleições estaduais, em troca de apoio nas pautas do governo federal no congresso.
e. abandono de investimentos nos setores agroexportadores, como o café.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Analisando as alternativas em relação ao movimento liderado por Getúlio Vargas em 1930 e suas consequências: a) Atendimento, ainda que pontual, de reivindicações do operariado, sem, contudo, deixar de lado os empresários. - Esta alternativa reflete a política de Vargas, que buscou atender tanto os trabalhadores quanto os interesses empresariais. b) Diminuição drástica da intervenção estatal na economia. - Na verdade, Vargas aumentou a intervenção do Estado na economia, especialmente com a criação de estatais e políticas de incentivo à industrialização. c) Quebra da hierarquia militar, intervindo nas nomeações e aposentadorias de oficiais do exército, buscando manter a corporação alinhada ao governo. - Embora Vargas tenha buscado manter o apoio militar, essa não é uma característica central de sua política. d) Apoio às elites regionais nas eleições estaduais, em troca de apoio nas pautas do governo federal no congresso. - Essa alternativa reflete a política de aliança que Vargas utilizou, mas não é o foco principal do seu governo. e) Abandono de investimentos nos setores agroexportadores, como o café. - Vargas, na verdade, buscou diversificar a economia, mas não abandonou completamente os setores agroexportadores. A alternativa que melhor representa a nova forma de atuação do Estado sob Vargas, considerando o atendimento às reivindicações do operariado e a manutenção dos interesses empresariais, é: a) atendimento, ainda que pontual, de reivindicações do operariado, sem, contudo, deixar de lado os empresários.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O movimento liderado por Getúlio Vargas, em 1930, tornou-se um marco de ruptura na história política do Brasil, sendo considerado responsável pelo fechamento do primeiro ciclo republicano, caracterizado pelo domínio oligárquico, em especial, a hegemonia paulista, favorecida pela estratégia política de governadores. Vargas inaugurou uma nova forma de atuação do Estado frente às transformações da sociedade brasileira, tal como: A resposta correta é: a. atendimento, ainda que pontual, de reivindicações do operariado, sem, contudo, deixar de lado os empresários.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Brasil, a questão racial sempre foi um tema complexo, especialmente no período pós-abolição, quando a elite buscava uma forma de conciliar a modernização e progresso que a república representava. A saída encontrada para esse dilema, sem romper com o viés evolucionista da época, foi:
a. A criação de políticas de emigração para os negros retornarem para à África.
b. A teoria do luso-tropicalismo, onde a miscigenação, característica do país, foi ressignificada como positiva, e a mestiçagem aceita como fundamental para a adaptação do branco aos trópicos.
c. A adoção da frenologia como critério para internações compulsórias e esterilização de negros.
d. A criação de leis segregacionistas, isolando da convivência no espaço público negros e brancos, e o combate à miscigenação.
e. A teoria do branqueamento, onde, a miscigenação, característica do país, foi ressignificada como positiva, pois, a longo prazo, conduziria o negro à extinção, dada a superioridade do sangue branco.

Mais conteúdos dessa disciplina