Logo Passei Direto
Buscar
Os teóricos do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt fizeram a crítica ao projeto de Immanuel Kant do esclarecimento pela razão que implicava a crença da possibilidade de autonomia e autodeterminação do indivíduo racional. Segundo os críticos de Frankfurt, a razão teria se tornado instrumental com o advento e consolidação do capitalismo, primando pelo domínio da técnica. Assim, para os teóricos da Escola de Frankfurt, qual a consequência dessa razão instrumental?

A A alienação dos indivíduos.
B A qualificação dos indivíduos.
C A tecnologização dos indivíduos.
D A emancipação dos indivíduos.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Os teóricos da Escola de Frankfurt, ao criticar a razão instrumental, argumentam que essa forma de razão se tornou uma ferramenta de dominação e controle, especialmente no contexto do capitalismo. A razão instrumental, ao priorizar a eficiência e a técnica, leva à desumanização e à alienação dos indivíduos, que se tornam meros instrumentos dentro de um sistema que prioriza a produção e o consumo. Analisando as alternativas: A) A alienação dos indivíduos - Esta opção reflete a crítica central da Escola de Frankfurt, que vê a razão instrumental como um fator que contribui para a alienação, afastando os indivíduos de sua autonomia e subjetividade. B) A qualificação dos indivíduos - Essa opção não se alinha com a crítica da Escola de Frankfurt, pois a qualificação não é o foco da crítica à razão instrumental. C) A tecnologização dos indivíduos - Embora a tecnologia seja um tema relevante, a crítica se concentra mais na alienação do que na simples tecnologização. D) A emancipação dos indivíduos - Esta opção é contrária à crítica da Escola de Frankfurt, que argumenta que a razão instrumental não leva à emancipação, mas sim à opressão. Portanto, a alternativa correta é: A) A alienação dos indivíduos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Os teóricos da Escola de Frankfurt argumentaram que a consequência da razão instrumental seria a A) alienação dos indivíduos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Teoria Crítica permeia tanto as discussões teóricas quanto as discussões metodológicas da Escola de Frankfurt. No entanto, a proposição inicial foi feita por Max Horkheimer, enquanto primeiro diretor do Instituto de Pesquisa Social. A respeito de Horkheimer e a Teoria Crítica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Horkheimer problematiza a função social da teoria, enfatizando a dimensão crítica da teoria.
( ) Horkheimer problematiza a própria racionalidade moderna, baseada na ciência neutra.
( ) Horkheimer pensou o elemento Arte como parte do processo de desenvolvimento ideológico atual do capitalismo.
( ) Horkheimer procurou entender os elementos presentes na motivação da delinquência juvenil, percebendo o mundo de maneira pessimista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - F - F.
B F - V - V - V.
C V - F - V - F.
D F - F - F - V.

A proposta metodológica estabelecida pelos autores da Escola de Frankfurt resultou na consolidação de uma Sociologia crítica, através da Teoria Crítica. É uma Sociologia fundada numa perspectiva marxista, ao menos em seu início, analisando as relações entre os indivíduos a partir de um ponto de vista materialista e historicamente contextualizado. A respeita da Sociologia crítica, assinale a alterativa CORRETA:

A A Sociologia crítica denunciou as ideias e pressupostos propostos pela Teoria Crítica.
B A Sociologia crítica procurava amenizar as distinções entre as diferenças de classes sociais.
C A sociologia crítica implicou numa metodologia que revelasse as contradições sociais através da articulação teoria e prática.
D Os fundamentos da Sociologia crítica têm origem e desenvolvimento nas ideias positivistas e deterministas do início do século XXI.

Jünger Habermas, com sua Teoria da Razão Comunicativa, projetou uma nova compreensão da razão, a partir da perspectiva dialógica, em que a linguagem é um elemento fundamental. Em sua abordagem, a razão comunicativa representaria assim uma superação da razão instrumental, vista como incapaz de levar ao fim as contradições da sociedade capitalista por ser uma visão unilateral da razão. Sobre a razão comunicativa, analise as sentenças a seguir:
I- A razão comunicativa demanda a participação dos agentes no cenário da luta de classes, sendo um instrumento à disposição da classe proletária.
II- A razão comunicativa consiste numa argumentação que valida o discurso, possuindo um caráter intersubjetivo, envolvendo duas ou mais pessoas.
III- A razão comunicativa constrói a verdade através do consenso, construído através do emprego da linguagem e do entendimento.
IV- A razão comunicativa exige a formação de pequenos grupos de debate e diálogo, limitando a participação aos intelectuais e experts.
Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B F - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - V - F.

A V - F - F - V.
B F - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina