Logo Passei Direto
Buscar
Uma pessoa excreta aproximadamente 1700 mL de urina diariamente. Sabendo que o pH da urina é em torno de 6, marque a opção que apresenta a concentração de íons H+ excretada diariamente por esta pessoa.

A. 10-6 mol/L
B. 1,7 x 10-6 mol/L
C. 7 x 10-1 mol/L
D. 6 x 10-2 mol/L
E. 6 mol/L
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para calcular a concentração de íons H+ na urina, podemos usar a relação entre o pH e a concentração de íons H+. O pH é definido como: \[ \text{pH} = -\log[\text{H}^+] \] Dado que o pH da urina é em torno de 6, podemos calcular a concentração de íons H+: \[ [\text{H}^+] = 10^{-\text{pH}} = 10^{-6} \, \text{mol/L} \] Agora, precisamos considerar o volume de urina excretado diariamente, que é de 1700 mL (ou 1,7 L). A quantidade total de íons H+ excretada pode ser calculada multiplicando a concentração pelo volume: \[ \text{Quantidade total de } \text{H}^+ = [\text{H}^+] \times \text{Volume} = 10^{-6} \, \text{mol/L} \times 1,7 \, \text{L} = 1,7 \times 10^{-6} \, \text{mol} \] Portanto, a concentração de íons H+ excretada diariamente por esta pessoa é: A opção correta é: A. 10-6 mol/L.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para calcular a concentração de íons H+ excretada diariamente por uma pessoa, considerando o pH da urina em torno de 6, podemos usar a fórmula: pH = -log[H+] Dado que o pH é 6, podemos calcular a concentração de íons H+: 6 = -log[H+] [H+] = 10^(-6) mol/L Portanto, a concentração de íons H+ excretada diariamente por essa pessoa é de 10^(-6) mol/L. Assim, a alternativa correta é: A. 10^(-6) mol/L.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um indivíduo de 45 anos chega ao Setor de Emergência em estado de coma. Sua respiração é superficial e com frequência normal. Familiares encontraram próximas a ele diversas caixas de tranquilizantes vazias. Seus exames laboratoriais mostram: pH = 7,20, pCO2 = 80 mmHg, HCO3- = 26 mEq/L. Dados: valores normais de pH: 7,35 - 7,45; valores normais de HCO3-: 22 mEq/L - 26 mEq/L e valores normais pCO2: 35 mmHg - 45 mmHg. Baseado no caso clínico citado avalie as assertivas a seguir.

I- O distúrbio ácido-base apresentado no caso clínico acima corresponde a uma acidose respiratória, pois o pH está menor que 7,35 (acidose) e o pCO2 maior que 45 mmHg (respiratório).
II- O mecanismo do distúrbio nesse paciente é o aumento da eliminação de CO2, que corresponde ao tipo hiperventilação.
III- A causa provável é a depressão do centro respiratório por excesso de tranquilizantes.

É correto apenas o que se afirma em:

A. I, II e III.
B. II e III.
C. I.
D. III.
E. I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina