Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2016) Um nutricionista que atua em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) recebeu um encaminhamento médico para realizar o atendimento nutricional de uma gestante diabética.

Com base em alguns aspectos clínicos e nutricionais do diabetes melito (DM) na gestação e no planejamento alimentar da paciente, assinale a alternativa CORRETA:
A O plano alimentar da gestante deve ser individualizado e permitir o seu ganho de peso de acordo com o crescimento fetal.
B Durante a gestação desta paciente, os adoçantes artificiais não nutritivos, como sacarina, acessulfame-K e sucralose não devem ser utilizados.
C Na dieta da gestante, a quantidade recomendada de carboidratos deve ser < 40% do Valor Energético Total.
D A ingestão adequada de nutrientes antioxidantes pela gestante, tais como vitamina C, vitamina E, selênio e carotenoides, contribui para atenuar o estresse oxidativo que ocorre no DM.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: A) O plano alimentar da gestante deve ser individualizado e permitir o seu ganho de peso de acordo com o crescimento fetal. - Esta afirmação está correta, pois o plano alimentar deve ser adaptado às necessidades individuais da gestante e ao crescimento do feto. B) Durante a gestação desta paciente, os adoçantes artificiais não nutritivos, como sacarina, acessulfame-K e sucralose não devem ser utilizados. - Essa afirmação não é totalmente correta, pois alguns adoçantes podem ser utilizados com cautela, dependendo da avaliação do nutricionista e do médico. C) Na dieta da gestante, a quantidade recomendada de carboidratos deve ser < 40% do Valor Energético Total. - Essa afirmação não é correta, pois a recomendação para gestantes diabéticas geralmente é que os carboidratos representem entre 40% a 60% do total de calorias. D) A ingestão adequada de nutrientes antioxidantes pela gestante, tais como vitamina C, vitamina E, selênio e carotenoides, contribui para atenuar o estresse oxidativo que ocorre no DM. - Esta afirmação é verdadeira, pois os antioxidantes podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo. Após a análise, a alternativa correta é: A. O plano alimentar da gestante deve ser individualizado e permitir o seu ganho de peso de acordo com o crescimento fetal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas: A) O plano alimentar da gestante deve ser individualizado e permitir o seu ganho de peso de acordo com o crescimento fetal - Esta afirmação está correta, pois o plano alimentar para gestantes deve ser personalizado e considerar o ganho de peso adequado para o desenvolvimento do feto. B) Durante a gestação desta paciente, os adoçantes artificiais não nutritivos, como sacarina, acessulfame-K e sucralose não devem ser utilizados - Esta afirmação está incorreta, pois os adoçantes artificiais não nutritivos podem ser utilizados com moderação durante a gestação, desde que não ultrapassem as doses seguras. C) Na dieta da gestante, a quantidade recomendada de carboidratos deve ser < 40% do Valor Energético Total - Esta afirmação está incorreta, pois na gestação, a recomendação é que os carboidratos correspondam a cerca de 50-60% do Valor Energético Total, para garantir a energia necessária para a mãe e o feto. D) A ingestão adequada de nutrientes antioxidantes pela gestante, tais como vitamina C, vitamina E, selênio e carotenoides, contribui para atenuar o estresse oxidativo que ocorre no DM - Esta afirmação está correta, pois os nutrientes antioxidantes auxiliam na redução do estresse oxidativo presente no diabetes melito. Portanto, a alternativa correta é: A) O plano alimentar da gestante deve ser individualizado e permitir o seu ganho de peso de acordo com o crescimento fetal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os tipos de inapetência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A inapetência é dividida em dois tipos: orgânica e comportamental. A orgânica está associada à deficiência de um ou mais micronutrientes, como por exemplo de ferro, causando anemia ferropriva.
Diferentemente da inapetência orgânica, a inapetência comportamental é considerada de origem psicogênica, sendo influenciada pela dinâmica familiar, na qual a criança usa este artifício como uma técnica para receber maior atenção dos pais.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A cólica infantil é de etiologia multifatorial e a sua relação com a dieta materna ainda é controversa, porém esse assunto exige atenção dos profissionais de saúde, visto que pode levar a deficiências nutricionais na nutris, além de desmame precoce. Com base na cólica infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A exclusão total de alimentos ácidos (laranja, abacaxi...) e chocolate é recomendada para nutrizes, visto que esses alimentos estão relacionados com a causa da cólica infantil.
( ) Mães de bebês com diagnóstico de alergia a proteica do leite de vaca e que amamentam devem excluir leite e derivados da dieta a fim de reduzir os sintomas apresentados.
( ) Alimentos fermentativos e ricos em enxofre (feijão, repolho, brócolis, rabanete...) também devem ser suspensos da alimentação de nutrizes que tenham filhos com diagnóstico de cólica infantil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina