Logo Passei Direto
Buscar
Araújo (1868, apud PILA, 1999, p. 141) e relacionando-o com o conteúdo estudado, assinale a única alternativa correta: "O Poder Moderador chama a quem quiser para organizar o Ministério: esta pessoa faz a eleição, porque há de fazê-la; esta eleição faz a maioria. Eis, aí está o sistema representativo do nosso país." Escolha uma opção:

1.A alternância da representação política no Brasil imperial obedecia a critérios democráticos.
2.O Imperador brasileiro não tinha a prerrogativa de indicar os integrantes do Poder Judiciário, apenas para nomear e demitir os Ministros de Estado.
3.O Poder Moderador não foi de fato exercido no Brasil.
4.A alternância da representação política no Império brasileiro dependia exclusivamente da vontade do Imperador.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a citação de Araújo e relacionando-a com o conteúdo estudado sobre o Poder Moderador no Império brasileiro, podemos identificar que a frase destaca a influência do Poder Moderador na organização do Ministério e na eleição da maioria. O Poder Moderador era uma das prerrogativas do Imperador, que lhe conferia poderes especiais para intervir e equilibrar os demais poderes. Dessa forma, a alternativa correta é: 4. A alternância da representação política no Império brasileiro dependia exclusivamente da vontade do Imperador. Isso porque o Poder Moderador permitia ao Imperador influenciar na formação do Ministério e, consequentemente, na eleição da maioria, exercendo um papel fundamental no sistema representativo do país na época.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Escolha uma:

1.Somente as alternativas I, III e IV são verdadeiras.
2.Somente a alternativa IV é falsa.
3.Somente as alternativas IV e V são falsas.
4.Somente as alternativas I, II, V e VI são verdadeiras.
5.Todas as alternativas são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina