Logo Passei Direto
Buscar
Questão 007 Uma carga elétrica de pequenas dimensões e com intensidade de 4.10-6 C é transportada de um ponto A para um ponto B de um campo elétrico. O trabalho realizado pela força elétrica que age sobre a carga tem intensidade de 3.10-4 J. O potencial elétrico do ponto A, considerando o ponto B como ponto de referência será de

A) 75V.
B) 1,3 V.
C) 133V.
D) 12V.
E) 0V.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para resolver essa questão, podemos usar a relação entre trabalho, carga e diferença de potencial elétrico. A fórmula que relaciona essas grandezas é: \[ W = q \cdot \Delta V \] onde: - \( W \) é o trabalho realizado (em joules), - \( q \) é a carga (em coulombs), - \( \Delta V \) é a diferença de potencial elétrico (em volts). Dado que: - \( W = 3 \times 10^{-4} \, J \) - \( q = 4 \times 10^{-6} \, C \) Podemos rearranjar a fórmula para encontrar a diferença de potencial: \[ \Delta V = \frac{W}{q} \] Substituindo os valores: \[ \Delta V = \frac{3 \times 10^{-4}}{4 \times 10^{-6}} \] Calculando: \[ \Delta V = \frac{3}{4} \times 10^{2} = 75 \, V \] Como o ponto B é considerado como referência (potencial elétrico igual a 0), o potencial elétrico no ponto A será: \[ V_A = V_B + \Delta V = 0 + 75 \, V = 75 \, V \] Portanto, a alternativa correta é: A) 75V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para encontrar o potencial elétrico do ponto A em relação ao ponto B, podemos usar a relação entre trabalho realizado pela força elétrica e a carga elétrica. O trabalho realizado pela força elétrica é igual à variação de energia potencial elétrica da carga. A fórmula que relaciona trabalho, carga e diferença de potencial é: \( W = q \cdot \Delta V \), onde: - \( W \) é o trabalho realizado pela força elétrica (3.10^-4 J), - \( q \) é a carga elétrica (4.10^-6 C), - \( \Delta V \) é a diferença de potencial entre os pontos A e B. Substituindo os valores na fórmula, temos: \( 3.10^-4 = 4.10^-6 \cdot \Delta V \). Resolvendo a equação, encontramos que \( \Delta V = 75 V \). Portanto, o potencial elétrico do ponto A, considerando o ponto B como ponto de referência, será de 75V. Assim, a alternativa correta é: A) 75V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 001 Considere as seguintes afirmativas sobre o campo de uma carga puntiforme:
I) As superfícies equipotenciais são esféricas.
II) As linhas de força são perpendiculares às superfícies equipotenciais.
III) A intensidade do vetor campo elétrico varia inversamente com a distância do ponto à carga.
São corretas:

A) todas.
B) I e III.
C) I e II.
D) nenhuma.
E) II e III.

Questão 003 Toda carga elétrica produz um campo elétrico que se permeia pelo espaço, sendo capaz de produzir forças de atração ou repulsão sobre outras cargas elétricas. A interação entre cargas, portanto, dá origem a uma energia potencial, que pode ser transformada em energia cinética, no caso em que uma dessas cargas seja móvel, por exemplo. A expressão matemática para a energia potencial elétrica (EP) é dada pela expressão a seguir e ilustrada na imagem abaixo.
Leia as afirmacoes a seguir a respeito da energia potencial elétrica.
A energia potencial elétrica é diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas.
A energia potencial elétrica é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as cargas.
A determinação da energia independe do caminho seguido pela carga.
É verdadeiro o que se afirma em:

A) II e III.
B) II.
C) I, II e III.
D) I.
E) I e III.

Questão 005 Chama-se Campo Elétrico o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q. Já uma carga de prova, é definida como um corpo puntiforme de carga elétrica, utilizado para detectar a existência de um campo elétrico, também possibilitando o cálculo de sua intensidade. Quando uma carga elétrica é abandonada em repouso em uma região com campo elétrico, desprezando os efeitos da gravidade e de quaisquer forças dissipativas, podemos dizer que:

A) a carga sofrerá a ação de um trabalho resistente pela força elétrica, uma vez que a força que surge sobre ela é contrária ao seu deslocamento.
B) sua energia potencial decresce enquanto sua energia cinética aumenta, por causa do trabalho motor da força elétrica.
C) sua energia cinética permanece constante, já que a força resultante sobre a carga é nula.
D) sua energia cinética aumenta, apesar de sua energia potencial elétrica permanecer constante.
E) sua velocidade mantém-se constante, já que sua energia cinética permanece inalterada.

Questão 006 (FUVEST). Duas pequenas esferas metálicas idênticas, inicialmente neutras, encontram-se suspensas por fios inextensíveis e isolantes.
Um jato de ar perpendicular ao plano da figura é lançado durante certo intervalo de tempo sobre as esferas. Observa-se então que ambas as esferas estão fortemente eletrizadas. Quando o sistema alcança novamente o equilíbrio estático, podemos afirmar que as tensões nos fios

A) aumentaram e as esferas se atraem.
B) aumentaram e as esferas se repelem.
C) não sofreram alterações.
D) diminuíram e as esferas se repelem.
E) diminuíram e as esferas se atraem.

Mais conteúdos dessa disciplina