Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Para compreender as características geomorfológicas de um terreno, é necessário entender a influência dos agentes internos ou endógenos, que definem a estrutura e geram as formas do relevo, e dos agentes externos ou exógenos, que modelam as feições do relevo. O modelamento das feições do relevo é realizado pelos processos de intemperismo físico e químico. Assinale a alternativa que apresenta respectivamente exemplo de agente interno e externo:

a) Vulcanismo/ tectonismo.
b) Abalo sísmico/vulcanismo.
c) Tectonismo/ chuva.
d) Terremoto/maremoto.
e) Vulcanismo /Tsunami.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar corretamente os agentes internos (ou endógenos) e externos (ou exógenos) que influenciam a geomorfologia. Agentes internos são aqueles que atuam dentro da Terra e são responsáveis pela formação do relevo, como o vulcanismo e o tectonismo. Já os agentes externos são aqueles que atuam na superfície e modelam as feições do relevo, como a chuva, o vento e o intemperismo. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Vulcanismo/tectonismo - Ambos são agentes internos, portanto, não é a resposta correta. b) Abalo sísmico/vulcanismo - O abalo sísmico é um fenômeno relacionado a agentes internos, mas o vulcanismo também é interno, então não é a resposta correta. c) Tectonismo/chuva - O tectonismo é um agente interno e a chuva é um agente externo. Esta alternativa está correta. d) Terremoto/maremoto - Ambos são fenômenos relacionados a agentes internos, então não é a resposta correta. e) Vulcanismo/Tsunami - O vulcanismo é um agente interno, mas o tsunami é um fenômeno que pode ser causado por agentes internos, então não é a resposta correta. Portanto, a alternativa correta que apresenta um exemplo de agente interno e externo é: c) Tectonismo/chuva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas, podemos identificar que os agentes internos ou endógenos são responsáveis pela definição da estrutura e geração das formas do relevo, enquanto os agentes externos ou exógenos modelam as feições do relevo. Além disso, os processos de intemperismo físico e químico atuam no modelamento das feições do relevo. Analisando as opções fornecidas: a) Vulcanismo/ tectonismo - O vulcanismo e o tectonismo são exemplos de agentes internos ou endógenos. b) Abalo sísmico/vulcanismo - O abalo sísmico e o vulcanismo são ambos agentes internos ou endógenos. c) Tectonismo/ chuva - O tectonismo é um agente interno, enquanto a chuva é um agente externo ou exógeno. d) Terremoto/maremoto - Tanto terremoto quanto maremoto são eventos sísmicos, não representando claramente agentes internos ou externos. e) Vulcanismo /Tsunami - O vulcanismo é um agente interno, enquanto o tsunami é um agente externo. Portanto, a alternativa que apresenta respectivamente um exemplo de agente interno e um exemplo de agente externo é: a) Vulcanismo/ tectonismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a descrição: No dia 16/07/2014 ocorreu um tremor na região de Sobral (CE), o evento teve a magnitude de 2.1, com epicentro localizado a aproximadamente 8 Km a Sudeste de Alcântara, 10 Km a SSW de Meruoca e a 16 Km a WNW de Sobral. Desde 2008 esse evento acontece e já atingiu 4.2 em 2008. Considerando-se esses eventos, podemos afirmar que no Brasil, devido à localização e origem geomorfológica, podem ocorrer:

a. Tremores de terra como repercussões de terremotos em outras áreas.

Quais são os processos de formação das rochas metamórficas?

c. São transformadas a partir de outras rochas preexistentes por pressão e temperaturas.

A observação do gráfico e os seus conhecimentos sobre solo e seu comprometimento ambiental, em um fluxo fluvial (rio), permitem afirmar que:

a. A bacia hidrográfica que sofre processos erosivos menos intensos é a situada em área de floresta preservada. A menor ação dos processos erosivos resulta da menor dificuldade da água em infiltrar no solo, e da maior proteção oferecida ao solo pela presença de vegetação natural, que dificulta o escoamento superficial.

A atividade mineradora apresenta aspectos favoráveis sob o ponto de vista econômico, em termos de valores de exportação, por exemplo, no entanto, deixa a desejar em aspectos ambientais. Mencionamos em nossa ED, um exemplo verificado em Minas Gerais de uma mudança ambiental provocada pela atividade mineradora na cidade de Itabirito (antiga Itabira), terra do poeta Carlos Drummond de Andrade. Referimo-nos:

a. Ao Morro do Cauê, que sumiu pela exploração excessiva.
b. Às ruas serem pavimentadas com rejeitos de mineração em Belo Horizonte.
c. Ao rompimento de barragem em Itabirito.
d. À queda de barreiras promovida pela erosão.
e. À intensa exploração de ouro na região.

O intemperismo estabelece uma ligação com o Ciclo das rochas, ambientes de intemperismo e de sedimentação, são complementares. É importante preservar o solo mediante a proteção com paisagens vegetais. Assinale a alternativa que não se apresenta como um problema do solo:

a. Erosão.
b. Lixiviação.
c. Esgotamento.
d. Voçorocamento.
e. Rotação de Culturas.

Mais conteúdos dessa disciplina