Logo Passei Direto
Buscar
Embora sejam palavras que imaginamos ter significados parecidos, termos como Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem têm significado distintos. Assim, sobre as dificuldades de aprendizagem, leia com atenção as afirmativas a seguir: I – Consiste num sintoma que sinaliza a existência de um déficit de aprendizagem, que pode ter como causa aspectos culturais, socioeconômicos, familiares, emocionais e religiosos, dentre outros. II – É uma defasagem genérica e abrangente referente à aquisição e/ou automatização de uma ou mais competências III – Geralmente são de ordem neurológica e podem ter sua origem a partir de falhas no desenvolvimento cerebral, uma lesão cerebral, ou ainda por desequilíbrio químico. As causas podem também estar ligadas a fatores hereditários. IV – Mudanças de casa, cidade, escola, a separação ou a morte dos pais ou seus responsáveis, situações de bullying, excesso de uso de tecnologias como celulares e jogos, por exemplo, podem contribuir para o surgimento de dificuldades de aprendizagem. V - As principais causas que promovem as dificuldades de aprendizagem geralmente são extrínsecas, ou seja: estão ligadas ao meio no qual o indivíduo vive. Assim, se bem manejadas por educadores ou outros especialistas, podem ser resolvidas ou minimizadas. Com base no exposto, sobre as Dificuldades de Aprendizagem é correto o que se apresenta:
Apenas em I, II, III e V.
Apenas em I, II, III e V.
Apenas em I, III e V.
Apenas em III, IV e V.
Em I, II, III, IV e V.
Apenas em I, II, IV e V.
User badge image
EducEspecial

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I – Consiste num sintoma que sinaliza a existência de um déficit de aprendizagem, que pode ter como causa aspectos culturais, socioeconômicos, familiares, emocionais e religiosos, dentre outros. Verdadeiro, pois as dificuldades de aprendizagem podem ter diversas causas, não se restringindo apenas a aspectos neurológicos. II – É uma defasagem genérica e abrangente referente à aquisição e/ou automatização de uma ou mais competências. Verdadeiro, pois as dificuldades de aprendizagem podem abranger diversas áreas de aprendizagem e não se limitam a um único déficit. III – Geralmente são de ordem neurológica e podem ter sua origem a partir de falhas no desenvolvimento cerebral, uma lesão cerebral, ou ainda por desequilíbrio químico. As causas podem também estar ligadas a fatores hereditários. Falso, pois as dificuldades de aprendizagem não são necessariamente de ordem neurológica, podendo ter diversas causas. IV – Mudanças de casa, cidade, escola, a separação ou a morte dos pais ou seus responsáveis, situações de bullying, excesso de uso de tecnologias como celulares e jogos, por exemplo, podem contribuir para o surgimento de dificuldades de aprendizagem. Verdadeiro, pois fatores ambientais e emocionais podem influenciar no surgimento de dificuldades de aprendizagem. V - As principais causas que promovem as dificuldades de aprendizagem geralmente são extrínsecas, ou seja: estão ligadas ao meio no qual o indivíduo vive. Assim, se bem manejadas por educadores ou outros especialistas, podem ser resolvidas ou minimizadas. Verdadeiro, pois as dificuldades de aprendizagem podem ser influenciadas pelo ambiente e, se abordadas adequadamente, podem ser superadas. Com base nas análises, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) Apenas em I, II, IV e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a implantação da BNCC, assinale a alternativa correta.
A implementação da BNCC é marcante por tratar-se de uma renovação total no Plano Nacional de Educação, alterando suas metas e diretrizes.
O documento é criticado pois não houve a participação de educadores e comunidade, sendo redigida apenas por especialistas selecionados pelo MEC.
A BNCC valoriza o papel do professor na transmissão de informações, reconhecendo-o como centro do saber historicamente acumulado.
A BNCC está organizada de forma a contemplar tanto a dimensão intelectual (cognitiva) quanto a dimensão afetiva, trabalhadas em unidades temáticas específicas.
Elaborar uma base nacional comum é algo a ser implementado desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96, que torna obrigatória sua criação em todas as esferas da Educação Básica.
a) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição incorreta.
b) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) Tanto a primeira quanto a segunda assertivas são proposições incorretas.
d) A primeira assertiva é uma proposição incorreta e a segunda, uma proposição verdadeira.

Leia as afirmativas abaixo sobre estas vertentes da pesquisa histórica e assinale a alternativa correta:
Apesar de apresentarem bases teóricas díspares, com intencionalidades diferentes, tanto a Escola dos Annales, quanto à Escola Britânica procuraram superar o determinismo e o esquematismo de linhas de pensamento do século XIX, como o positivismo, e mesmo uma visão puramente econômica do marxismo.
Em ambos os casos, a História é percebida como uma disciplina dotada de especificidades que não permitiria a adaptação de métodos das ciências da natureza em suas pesquisas.
a) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição incorreta.
b) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) Tanto a primeira quanto a segunda assertivas são proposições incorretas.
d) A primeira assertiva é uma proposição incorreta e a segunda, uma proposição verdadeira.

Com base na citação acima, podemos concluir que:
A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma autônoma na escola e no meio acadêmico, sendo necessária sua implementação como disciplina ou componente curricular.
A Educação Ambiental deve ser entendida como uma prática a ser trabalhada em todos os níveis de ensino de maneira interdisciplinar.
Os trabalhos que envolvem a Educação Ambiental devem ser trabalhados por disciplinas como Ciências e Geografia, pois possuem maior afinidade com a temática.
Por ter de respeitar a autonomia da dinâmica escolar e acadêmica, e por não ser implantada como disciplina ou componente curricular específico, a Educação Ambiental não é considerada relevante nos currículos escolares.
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) As alternativas II e III estão corretas.
c) As alternativas I e IV estão corretas.
d) As alternativas III e IV estão corretas.
e) Apenas a alternativa II está correta.

Sobre a necessidade de implementação da referida lei, reflita sobre as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
A Lei 10.639/03 representa o reconhecimento da existência de desigualdades sociais, reproduzidas durante muito tempo nos currículos escolares, sendo desconsiderados os valores culturais e históricos de uma parcela marginalizada da sociedade.
Os manuais escolares, com a omissão de uma historicidade africana, deixando de lado os valores culturais advindos da África, reforçam a formação de estereótipos, na qual o negro deixa de ser sujeito e acaba “coisificado”.
As contribuições e as tecnologias trazidas pelos africanos para o Brasil (como o cultivo da cana-de-açúcar, do algodão, a mineração, a tecnologia do ferro, entre outros) são desconsideradas, restando apenas o folclórico e o pit
a) A Lei 10.639/03 representa o reconhecimento da existência de desigualdades sociais, reproduzidas durante muito tempo nos currículos escolares, sendo desconsiderados os valores culturais e históricos de uma parcela marginalizada da sociedade.
b) Os manuais escolares, com a omissão de uma historicidade africana, deixando de lado os valores culturais advindos da África, reforçam a formação de estereótipos, na qual o negro deixa de ser sujeito e acaba “coisificado”.
c) As contribuições e as tecnologias trazidas pelos africanos para o Brasil (como o cultivo da cana-de-açúcar, do algodão, a mineração, a tecnologia do ferro, entre outros) são desconsideradas, restando apenas o folclórico e o pit

Assinale a alternativa correta que indica os conceitos e suas definições:
I - c, II - a, III - b, IV - d.

A respeito da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa: ( ) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. ( ) A educação especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades desses alunos no processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas. ( ) A atuação pedagógica deve ser direcionada a manter a situação de inclusão, reforçando a importância dos ambientes diversificados para a promoção da aprendizagem de todos os alunos.
V, V e F.
V, V e F.
V, V e V.
V, F e V.
F, F e V.
F, V e F.

O enfrentamento das Dificuldades ou dos Transtornos de Aprendizagem deve contar com a participação e envolvimento da escola e da família. Assim, leia com atenção as afirmativas a seguir: ividades escolares. Nunca deve compará-la com outras crianças, pois cada um tem um processo único de aprender.
Apenas em III e IV.
Apenas em II.
Apenas em III e IV.
Apenas em IV e V.
Apenas em I e III.

Vimos em nossas aulas alguns dos principais Transtornos de Aprendizagem. Chegou a hora de verificarmos se sabemos identificar as principais características de cada um deles. Assim, leia com atenção as informações a seguir relacionando a 1a coluna com a 2a:

III, V, I, IV e II.
II, V, IV, I e III.
V; IV; III, I e II.
V; IV; II, I e III.
II, IV, V, III e I.

Mais conteúdos dessa disciplina