Logo Passei Direto
Buscar

Botânica

Outros
Sobre a endoderme presente na raiz das plantas, analise as sentenças a seguir:
I- A endoderme é substituída pela periderme no crescimento secundário, aumentando a superfície de absorção da raiz.
II- A endoderme é conhecida como a camada mais interna do córtex.
III- A endoderme origina-se da epiderme e seu sistema radicular está representado no córtex central.
IV- Na endoderme, há a presença de estrias de Caspary, que circulam nas células como anéis e têm grande influência no processo de absorção de água pelo vegetal.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- A endoderme é substituída pela periderme no crescimento secundário, aumentando a superfície de absorção da raiz. Falso, a endoderme não é substituída pela periderme no crescimento secundário. A periderme é formada para proteger a raiz, mas a endoderme permanece como camada interna importante para regular a absorção de água e nutrientes. II- A endoderme é conhecida como a camada mais interna do córtex. Verdadeiro, a endoderme é de fato a camada mais interna do córtex da raiz das plantas. III- A endoderme origina-se da epiderme e seu sistema radicular está representado no córtex central. Falso, a endoderme não se origina da epiderme. Ela é uma camada separada que desempenha funções específicas na regulação da absorção de substâncias. IV- Na endoderme, há a presença de estrias de Caspary, que circulam nas células como anéis e têm grande influência no processo de absorção de água pelo vegetal. Verdadeiro, as estrias de Caspary na endoderme são importantes para regular a absorção de água e nutrientes, evitando a passagem de substâncias indesejadas. Com base nas análises, as sentenças corretas são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: A As sentenças II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O caule é um importante órgão vegetal relacionado, entre outras funções, com o alongamento e orientação da parte aérea. Assinale a alternativa CORRETA que associa o tipo de caule com algumas de suas características:

A Bulbo: caules que podem ser flutuantes ou servir para fixar a planta ao substrato.
B Trepadores: caules que crescem sobre ou se enroscam em um suporte.
C Rizomas: caules adaptados à realização da fotossíntese e, em algumas espécies, também ao armazenamento de água.
D Eretos: caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas.

O parênquima é um tecido que apresenta a função de preenchimento. São constituídos por células vivas, com formas variadas, e que podem ou não deixar espaços intercelulares. Localizam-se principalmente em raízes, caules e folhas, ocupando os espaços internos desses órgãos, sendo o tecido mais frequente encontrado nos vegetais. O tecido parenquimático possui funções importantes no vegetal. Sobre suas diferentes funções, analise as sentenças a seguir:
I- O parênquima clorofiliano é também conhecido como parênquima assimilador ou clorênquima. Suas células apresentam cloroplastos, onde ocorre a fotossíntese, e localiza-se no interior dos órgãos clorofilados, principalmente na folha e sob a epiderme dos caules jovens.
II- O parênquima de reserva localiza-se, principalmente, em órgãos que absorvem pouca luminosidade, como raízes, caules e sementes. Por isso, suas células não apresentam cloroplastos, mas armazenam diversas substâncias como amido, proteínas, óleos, vitaminas e sais minerais.
III- O parênquima aquífero é um parênquima de reserva, que apresenta células com vacúolos desenvolvidos que armazenam ar em seu interior. É comumente encontrado em xerófitas, isto é, plantas adaptadas a ambientes áridos (secos), em especial suculentas e algumas epífitas.
IV- O parênquima amilífero é um
A
B
C
D

tipo de parênquima assimilador. Neste tecido, encontramos plastos que armazenam amido, também conhecidos como leucoplastos. Muito abundante em órgãos subterrâneos, como raízes tuberosas e tubérculos. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina