Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
A partir de tal enunciado, qual das alternativas abaixo está correta:

A. A graça é um bem divino ao homem para sair do estado de pecado e afirmar sua liberdade, pois o mal não surge da vontade humana.
B. As ações humanas não definem o homem, pois suas ações são determinações divinas e por meio dessas ações este alcança a graça.
C. O homem escolhe a ação injusta como elemento da ação divina, pois este já foi determinado a agir desta forma.
D. O homem decide pelo mal porque é determinado por Deus a seguir tal trajeto, logo sua ação é moral.
E. Para Agostinho a graça é possível ao homem como elemento de sua bondade divina, mesmo naturalmente o homem escolhendo o mal.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas à luz do pensamento de Santo Agostinho sobre a graça e a liberdade humana: A. A graça é um bem divino ao homem para sair do estado de pecado e afirmar sua liberdade, pois o mal não surge da vontade humana. - Essa afirmação é problemática, pois Agostinho acredita que o mal é resultado da vontade humana, mesmo que a graça ajude a superá-lo. B. As ações humanas não definem o homem, pois suas ações são determinações divinas e por meio dessas ações este alcança a graça. - Essa alternativa não reflete a visão agostiniana, que enfatiza a responsabilidade humana nas ações. C. O homem escolhe a ação injusta como elemento da ação divina, pois este já foi determinado a agir desta forma. - Essa afirmação sugere uma visão determinista que não se alinha com a ideia de livre-arbítrio de Agostinho. D. O homem decide pelo mal porque é determinado por Deus a seguir tal trajeto, logo sua ação é moral. - Novamente, essa alternativa não se alinha com a visão de Agostinho, que defende a liberdade humana na escolha do bem ou do mal. E. Para Agostinho a graça é possível ao homem como elemento de sua bondade divina, mesmo naturalmente o homem escolhendo o mal. - Esta alternativa reflete a ideia de que, apesar da tendência humana ao mal, a graça divina é um presente que possibilita ao homem escolher o bem. Diante dessa análise, a alternativa correta é: E. Para Agostinho a graça é possível ao homem como elemento de sua bondade divina, mesmo naturalmente o homem escolhendo o mal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Neste enunciado, podemos identificar a visão de Agostinho sobre a graça divina e a vontade humana. Agostinho acreditava que a graça de Deus era essencial para que o homem pudesse se libertar do pecado e afirmar sua liberdade, pois o mal não surgia da vontade humana, mas sim da ausência de bem. Analisando as alternativas: A. A graça é um bem divino ao homem para sair do estado de pecado e afirmar sua liberdade, pois o mal não surge da vontade humana. - Esta alternativa reflete a visão de Agostinho e está correta. B. As ações humanas não definem o homem, pois suas ações são determinações divinas e por meio dessas ações este alcança a graça. - Esta alternativa não condiz com a visão de Agostinho. C. O homem escolhe a ação injusta como elemento da ação divina, pois este já foi determinado a agir desta forma. - Esta alternativa não está alinhada com o pensamento de Agostinho. D. O homem decide pelo mal porque é determinado por Deus a seguir tal trajeto, logo sua ação é moral. - Esta alternativa não representa a visão de Agostinho. E. Para Agostinho a graça é possível ao homem como elemento de sua bondade divina, mesmo naturalmente o homem escolhendo o mal. - Esta alternativa não reflete corretamente a visão de Agostinho. Portanto, a alternativa correta é: A. A graça é um bem divino ao homem para sair do estado de pecado e afirmar sua liberdade, pois o mal não surge da vontade humana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da leitura do mito da caverna e de uma reflexão mais sistemática sobre este mito, julgue verdadeiro ou falso. Qual a intenção de Platão com tal relato?
I - Descrever como era a vida social dos indivíduos sem a função do Estado;
II - Demonstrar que a realidade não é ilusória;
III - Usar o mito como recurso pedagógico para demonstrar o papel da razão no processo de conhecimento da verdade;
IV - Demonstrar que o mundo suprassensível se confirma como instância real para conhecermos a natureza essencial das coisas;
V - Demonstrar a função do sábio, isto é, aquele que encontra a verdade deve anunciar aos que estão acorrentados a imagens.
Analisando as questões, qual sequência seria correta:

A. F,F,V,V,V
B. V,F,V,F,V
C. F,F,F,V,F
D. V,V,V,V,V
E. F,F,F,V,V

Quais expressões estariam corretas?
I) Ética é um caminho para a justiça social;
V) Ética é uma posição estrutural da liberdade.
A. III e V
B. II e IV
C. I e V
D. I e IV
E. III e II

A partir desses enunciados é correto que:

A. Podemos dizer que somente são falsas as questões I e II.
B. Podemos dizer que as questões II, III e V são falsas.
C. Podemos dizer que somente a I é verdadeira.
D. Podemos dizer que as questões I, III e IV são verdadeiras.
E. Podemos dizer que somente são verdadeiras as questões I e III.

Como alguém se constitui senhor do outro? Quem deu o direito de domínio? E por que as pessoas estão subjugadas? Essas questões permeiam o pensamento ético-político de Dussel que nos faz questionar as bases culturais de um povo visando a importância da pessoa humana. Assim sendo, a experiência inicial de seu pensamento consiste em:

A. Descobrir as condições de opressão e dominação.
B. Descobrir os valores da cultura latino-americana.
C. Entender o pensamento ético moderno.
D. Descobrir o sentido da globalização.
E. Descobrir os valores da cultura europeia.

Considerando o texto apresentado acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I - No plano da ciência e seu desenvolvimento nos defrontamos com questões do limite da natureza no que diz respeito a seus recursos. Entendemos que seus recursos são ilimitados, mas mesmo assim, estipula-se a necessidade de conscientização sobre questões ambientais e ecológicas em detrimento de nossas ações.
II - Precisamos construir uma cultura mais centrada e responsável por seu consumo e tudo que diga respeito ao capital de nossa biosfera. Sendo esta cultura fundamentada numa reflexão que se estende a responsabilidade coletiva.
A. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa;
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I;
C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I;
D. As asserções I e II são proposições falsas;
E. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira;

Mais conteúdos dessa disciplina