Logo Passei Direto
Buscar
Tendo em mente o texto constitucional, marque a alternativa correta.
O meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Impõem-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
a. V; V; F
b. F; V; F
c. F; F; V
d. V; V; V
e. V; F; F
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando o texto constitucional sobre o meio ambiente, temos que: "O meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Impõem-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." Portanto, a alternativa correta é: d. V; V; V

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo em mente o texto constitucional, marque a alternativa correta.
O meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Impõem-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
a. V; V; F
b. F; V; F
c. F; F; V
d. V; V; V
e. V; F; F

Observe as seguintes assertivas e julgue-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
O Direito Ambiental possui autonomia própria dentro da ciência jurídica, com regras e princípios específicos.
Ao analisar a aplicação normativa na área ambiental deve o operador do Direito analisar a questão tendo em mente o conteúdo e as diretrizes da Constituição Federal.
O Direito Ambiental não possui autonomia, submetendo-se integralmente às regras e princípios do Direito Administrativo e do Direito Civil.
a. Quando o ente federativo é omisso na efetivação de suas competências administrativas/executivas ambientais ele não pode ser questionado judicialmente.
b. A Lei complementar n. 140/2011 estabelece como União, Estados, Distrito Federal e Municípios atuarão no exercício da competência comum administrativa de preservação ambiental.
c. O Município não possui competência administrativa para proteger o meio ambiente.
d. União, Estados, Distrito Federal e Municípios não precisam adotar medidas concretas e executivas para a preservação ambiental.
e. A previsão constitucional de preservação do meio ambiente não faz com que exista um poder-dever dos entes federativos em adotar medidas executivas para efetivar este mandamento constitucional.

Dentro desta ótica, considere as assertivas a seguir a partir do que você aprendeu sobre o Direito Constitucional Ambiental. Marque a alternativa correta.
A Lei complementar n. 140/2011 estabelece como União, Estados, Distrito Federal e Municípios atuarão no exercício da competência comum administrativa de preservação ambiental.
a. Segundo a legislação brasileira, o poluidor é obrigado a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente desde que cabalmente demonstrada a culpa ou o dolo.
b. Quanto ao dano ambiental, é admitida a condenação do réu à obrigação de fazer ou à de não fazer, mas nestes casos não pode haver cumulação com a obrigação de indenizar, sob pena de incorrer em “bis in idem”.
c. O Princípio da Informação não implica em nenhuma obrigação aos órgãos públicos, já que somente os particulares são obrigados a observá-lo.
d. O Princípio da Informação determina aos órgãos públicos a divulgação de informações unicamente se houver solicitação expressa, não havendo que se falar em obrigação de compartilhamento e disponibilização de informações ambientais de forma espontânea.
e. As obrigações ambientais possuem natureza propter rem, sendo admissível cobrá-las do proprietário ou possuidor atual e/ou dos anteriores, à escolha do credor.

Leia atentamente as assertivas abaixo, considerando a abrangência dos princípios ambientais estudados e a sua repercussão nas obrigações e no ordenamento. Marque a alternativa correta:
As obrigações ambientais possuem natureza propter rem, sendo admissível cobrá-las do proprietário ou possuidor atual e/ou dos anteriores, à escolha do credor.
a. Estar difundido em diversas normas legais.
b. Não ser concentrado em um único código normativo.
c. Ser difundido no imaginário da população.
d. O bem jurídico ambiental não poder ser identificado como de titularidade de uma única pessoa tal qual o direito de propriedade, por exemplo. Além disto, as repercussões e impactos aos bens ecológicos ultrapassam fronteiras, inclusive de países.
e. Ser decorrente do controle difuso de constitucionalidade.

Você aprendeu que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado direito fundamental de natureza difusa. Qual o fato ou característica que fundamenta e explica o caráter difuso do Direito Ambiental? Marque a alternativa correta.
O bem jurídico ambiental não poder ser identificado como de titularidade de uma única pessoa tal qual o direito de propriedade, por exemplo. Além disto, as repercussões e impactos aos bens ecológicos ultrapassam fronteiras, inclusive de países.
a. Minério Mais poderá ser responsabilizada pela recuperação e pela compensação ambiental de todos os danos ambientais relacionados ao fato pois incide o Princípio da Reparação Integral.
b. Minério Mais não poderá ser responsabilizada pela recuperação e compensação ambiental, pois possuía todas as licenças ambientais.
c. Minério Mais não poderá ser responsabilizada pela recuperação e compensação ambiental, pois o caso se trata de força maior, o que exclui a responsabilidade da empresa.
d. Minério Mais não poderá ser responsabilizada porque mineração é considerada atividade de utilidade pública.
e. Minério Mais não poderá ser responsabilizada pela recuperação e compensação ambiental, pois o caso se trata de caso fortuito, o que exclui a responsabilidade da empresa.

Sobre a situação acima, e tendo em mente os princípios de Direito Ambiental estudados, marque a resposta correta.

a. Minério Mais poderá ser responsabilizada pela recuperação e pela compensação ambiental de todos os danos ambientais relacionados ao fato pois incide o Princípio da Reparação Integral.
b. De acordo com os princípios de Direito Ambiental, desde que o responsável se comprometa a compensar os impactos ambientais, não há necessidade de priorizar as medidas de prevenção.
c. O Princípio da Prevenção é um dos princípios de Direito Ambiental.
d. Segundo o Princípio da Precaução, quando houver ameaça de danos sérios ou irreversíveis, a ausência de absoluta certeza científica não deve ser utilizada como razão para não serem adotadas as medidas eficazes para prevenir a degradação ambiental.
e. A melhor maneira de tratar questões ambientais é assegurar a participação, no nível apropriado, de todos os cidadãos interessados.

Você aprendeu diversos princípios de Direito Ambiental, todos eles com grande aplicação prática e utilizados na solução de casos concretos. Com isto em mente, observe as assertivas relacionadas aos princípios de Direito Ambiental. Marque a alternativa incorreta:

a. Princípio da Variedade.
b. Princípio da Viabilidade.
c. Princípio da Necessidade.
d. Princípio da Precaução.
e. Princípio da Propriedade.

Considerando a hipótese acima, marque a alternativa CORRETA que contém o princípio de Direito Ambiental que pode ter embasado a decisão judicial:

a. A resposta do Município não está de acordo com o ordenamento ambiental, pois o princípio da separação dos poderes não envolve o Poder Judiciário.
b. A resposta do Município não está de acordo com o ordenamento ambiental, pois ele deveria ter fundamentado o não tratamento dos resíduos sólidos urbanos com base no princípio da eficiência.
c. A resposta do Município está de acordo com o ordenamento ambiental, pois entes públicos não podem ser acionados judicialmente para cumprimento de medidas ambientais.
d. A resposta do Município não está de acordo com o ordenamento ambiental, pois ao Município, assim como aos demais entes federativos, quando se trata de atividades inseridas no seu rol de atribuições, há efetiva obrigação de adoção de medidas para a conservação ambiental, não sendo possível falar em discricionariedade para o não cumprimento destas medidas.
e. A resposta do Município está de acordo com o ordenamento ambiental, uma vez que ao Município não é devida obrigação executiva de medidas de prevenção ou reparação ambiental.

Considerando o caso acima, marque a alternativa correta.

a. No Direito Ambiental incide o Princípio da Reparação Limitada.
b. No Direito Ambiental incide o Princípio da Irresponsabilidade Limitada para a Reparação.
c. Segundo a legislação, considera-se poluidor a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
d. Quando o agente responsável pela degradação ambiental for pessoa jurídica de direito público não incide o princípio da reparação integral, uma vez que o ente público não pode ser legalmente considerado poluidor.
e. As informações ambientais, por serem estratégicas, devem ser tratadas, em regra, com sigilo, para não causar má compreensão da população sobre os impactos ambientais dos empreendimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina