Logo Passei Direto
Buscar
Questão 1. (Enade 2017) Leia o texto a seguir.
A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo do que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica.
Adaptado de: RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Didática: o ensino e suas relações. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmativas:
I – A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II – A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e da atuação crítica para a transformação da sociedade.
III – A didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
É correto o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
Resposta correta: alternativa E.

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a práxis pedagógica realmente busca integrar teoria e prática, utilizando o método dialético. II – A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e da atuação crítica para a transformação da sociedade. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a apropriação crítica do conhecimento é fundamental para entender e transformar a realidade social. III – A didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a didática realmente busca integrar o cotidiano escolar e as questões sociais na prática docente. Como todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, a alternativa correta é: E) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I – A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural. Verdadeiro, a práxis pedagógica envolve a integração entre teoria e prática, utilizando o método dialético para a elaboração do conhecimento em conjunto com a teoria histórico-cultural. II – A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e da atuação crítica para a transformação da sociedade. Verdadeiro, a apropriação crítica e histórica do conhecimento é fundamental para compreender a realidade social e atuar de forma crítica na transformação da sociedade. III – A didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente. Verdadeiro, a didática utiliza elementos do cotidiano escolar e questões sociais para atualizar a prática docente, buscando sempre melhorias e adequações. Portanto, todas as afirmativas são verdadeiras. A alternativa que contém todos os itens corretos é: E) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao elaborar os instrumentos de avaliação, o professor necessita de uma reflexão sobre os objetivos propostos em seu planejamento para garantir de fato a verificação da aprendizagem. Piletti (2010) estabelece princípios básicos de avaliação que o professor precisa ter claros ao aplicar um instrumento de avaliação, como:
estabelecer com clareza o que vai ser avaliado, avaliar o aproveitamento, a inteligência, o desenvolvimento socioemocional, as competências e habilidades necessárias para a assimilação dos conteúdos;
selecionar instrumentos adequados para avaliar e o que se pretende avaliar;
utilizar, na avaliação, uma variedade de instrumentos para se ter um quadro mais completo do desenvolvimento do aluno (quantitativo e qualitativo);
ter consciência de possibilidades e limitações dos instrumentos de avaliação;
a avaliação é um meio para alcançar fins, e não um fim em si mesma (PILETTI, 2010, p. 192-193).

Libâneo (1990) diz que a avaliação escolar cumpre ao menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle.
A função pedagógico-didática diz respeito ao cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar, comprovando se houve o atendimento das finalidades sociais do ensino, de preparação dos estudantes para o enfrentamento das exigências da sociedade, de inserção no processo global de transformação social e de aquisição dos meios culturais de participação ativa nas diversas esferas da vida social.
A função de diagnóstico tem a intenção de identificar o êxito nas conquistas e as dificuldades dos educandos, assim como a atuação do professor, que determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. Possibilita a avaliação do cumprimento da função pedagógico-didática e dá sentido pedagógico à função de controle, sendo realizada em três etapas: inicial (pelas condições prévias dos estudantes), de acompanhamento, durante o processo de transmissão e assimilação do conhecimento, e no final de um planejamento diário, semanal, mensal, bimestral ou anual.
A função de controle refere-se aos meios e à frequência de verificação e qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico de situações didáticas. Ocorre por meio de um controle sistemático e contínuo do processo de interação professor-alunos no decorrer das aulas.

Mais conteúdos dessa disciplina